Pelo quinto ano consecutivo, Curitiba é finalista do Latam Smart City Awards, o mais importante reconhecimento de iniciativas de cidades inteligentes da América Latina. Desta vez, o Programa Curitiba Mais Energia foi a iniciativa selecionada à final.
O programa visa popularizar o uso de energia renovável por toda a cidade e inclui realizações como a Pirâmide Solar do Caximba, a instalação dos painéis fotovoltaicos em diversos pontos da cidade e a miniusina hidrelétrica CGH Nicolau Kluppel.
O prefeito Rafael Greca celebrou a seleção para a etapa final da premiação, um reconhecimento ao trabalho da cidade para preservação do planeta, tornando-se protagonista em relação às mudanças climáticas.
“Curitiba une planejamento e ações concretas para ser referência no trabalho pelo meio ambiente e em prol do futuro do planeta, desde a criação da Pirâmide Solar do Caximba à volta da Família Folhas. É urgente que todas as cidades tenham ações para reduzir a emissão de gases e temos dado exemplos de que é possível começar já”, destacou o prefeito.
O programa é finalista na categoria Desenvolvimento Urbano, Sustentabilidade e Mobilidade. No ano passado, Curitiba foi a campeã nessa mesma categoria do Latam Smart City Awards, com o programa de Agricultura Urbana.
A capital paranaense também foi vencedora do prêmio em 2022, com o Vale do Pinhão, na categoria Cidade Latam e, em 2018, na categoria Transformação Digital, com o Aplicativo Saúde Já.
Curitiba Mais Energia
Referência nacional e internacional em sustentabilidade, Curitiba tem uma série de ações que visam à recuperação do ambiente urbano, redução de emissões de gases e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, entre elas o Programa Curitiba Mais Energia visa popularizar o uso da energia limpa na cidade.
Além da Pirâmide Solar do Caximba, que transformou um aterro sanitário em uma “fazenda de energia solar”, iniciativa inédita na América Latina e inaugurada nos 330 anos de Curitiba, o Curitiba Mais Energia já foi responsável pela implantação de painéis fotovoltaicos no Palácio 29 de Março, no Salão de Atos do Parque Barigui e na Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico. Até o fim de 2024 os painéis também chegarão a terminais de ônibus e à rodoferroviária.
O Curitiba Mais Energia conta também com 78 residências populares com painéis solares dentro do programa Cohab Solar e com a miniusina hidrelétrica CGH Nicolau Kluppel, que gera energia na queda d’água do Parque Barigui.
Mais iniciativas
As iniciativas do Curitiba Mais Energia são alinhadas ao Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que traduz o empenho da cidade em consolidar uma política climática, para implementar ações transformadoras e inclusivas por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Entre as ações de Curitiba estão a preservação das áreas verdes e das águas, com o programa Amigos dos Rios e o desafio 100 mil árvores ; a volta da Família Folhas, na educação ambiental; o Bairro Novo do Caximba, que será o primeiro bairro inteligente e sustentável do Brasil; os projetos do Inter 2 e BRT rumo à eletromobilidade, Caminhar Melhor e Plano Cicloviário, que promovem a redução da emissão de CO2 na mobilidade urbana.
Curitiba também conta com 145 hortas urbanas, a Fazenda Urbana e os Jardins de Mel , que promovem o cultivo sustentável; a Reserva Hídrica do Futuro, interligando as cavas do Rio do Iguaçu para a formação de lagos para suprir o abastecimento de água nos períodos de estiagem. Além disso, os programas Ecocidadão , Câmbio Verde e os Ecopontos contribuem para o descarte correto dos materiais, incentivando a reciclagem.
Finalistas
O prêmio Latam City Awards 2023 teve projetos inscritos por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latino-americanos. Na etapa final são três finalistas em cada uma das quatro categorias.
A cerimônia de premiação do Latam Smart City Awards 2023 será em 24 de maio em Mérida (México), durante o Smart City Latam Congress.
Além da categoria Desenvolvimento Urbano, Sustentabilidade e Mobilidade, em que Curitiba concorre com iniciativas de Bucamaranga (Colômbia) e Niterói (RJ, Brasil), o prêmio divulgará vencedores nas categorias Cidade Latam; Transformação Digital; Equidade e Sociedade Colaborativa; e Reativação Socioeconômica.