Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidades Sustentáveis

Pirâmide Solar da Prefeitura de Curitiba é destaque internacional no site da rede C40

Pirâmide Solar da Prefeitura de Curitiba é destaque internacional no site da rede C40. Curitiba, 27/03/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Aberta há 54 dias, a Pirâmide Solar do Caximba é destaque no site do C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática), que reúne as melhores iniciativas das cidades no combate às mudanças climáticas. O prefeito Rafael Greca inaugurou a Pirâmide Solar do Caximba no aniversário dos 330 anos da cidade, no dia 29 de março.

O site do C40 explica para os leitores do mundo a solução adotada por Curitiba para gerar energia limpa. “Um projeto histórico que representa a primeira usina solar a ser construída em um antigo aterro sanitário da América Latina”, enaltece o título da matéria da publicação internacional.

O projeto da Pirâmide Solar do Caximba recebeu apoio da rede C40, que reúne cidades de todos os continentes, como Nova Iorque, Paris, Chicago, Londres, Madri.

Para o prefeito Rafael Greca, o reconhecimento da Pirâmide Solar do Caximba no site do C40 mostra como Curitiba acertou em executar o projeto. “Curitiba une planejamento e ações concretas para ser referência no trabalho pelo meio ambiente e em prol do futuro do planeta, desde a criação da Pirâmide Solar do Caximba à volta da Família Folhas. É urgente que todas as cidades tenham ações para reduzir a emissão de gases e temos dado exemplos de que é possível começar já”, destacou o prefeito.

De acordo com o texto do site do C40, a Pirâmide Solar do Caximba “serve como um exemplo para as cidades do Brasil e da América Latina de como fornecer energia limpa e acessível, ao mesmo tempo em que reduz a dependência de uma cidade de uma rede de energia urbana que geralmente depende de combustíveis fósseis.”

Energia gerada

A Pirâmide Solar do Caximba tem 8,6 mil painéis solares e uma potência máxima instalada para gerar até 3,5 megawatts de energia. Toda a energia produzida pela Pirâmide Solar do Caximba é distribuída para a rede da Copel e repassada para 300 imóveis públicos da Prefeitura de Curitiba.

Sobre a C40

A rede C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática) é um grupo que conecta prefeitos de quase 100 cidades no mundo, além de líderes de diversos setores da sociedade para discutir medidas urgentes e de grande impacto no enfrentamento da crise climática. A rede representa mais de 582 milhões de pessoas e reflete um quinto da economia global. 

Os prefeitos das cidades C40 estão comprometidos em usar uma abordagem inclusiva, baseada na ciência e colaborativa para reduzir sua parcela justa de emissões pela metade até 2030, ajudar o mundo a limitar o aquecimento global a 1,5°C e construir comunidades saudáveis, equitativas e resilientes. 

PlanClima

Curitiba integra esse grupo com o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), resultado dos esforços do Grupo de Trabalho do Clima que reúne 12 instituições coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Ippuc.
 

Em alta