Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vista Alegre

Pioneiro Farol do Saber Machado de Assis completa 23 anos

Prefeito Rafael Greca, participa junto com a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila Winkeler, do aniversário de 23 anos do Farol do Saber Machado de Assis, no Vista Alegre. Curitiba, 21/11/2017. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca visitou nesta terça-feira (21/11) o Farol do Saber Machado de Assis, no bairro Vista Alegre, unidade que comemorou 23 anos e é o primeiro dos 31 faróis abertos em sua primeira gestão (1993-1996). A unidade inaugurou a descentralização das bibliotecas públicas municipais. Numa época em que a internet era um serviço restrito, os Faróis do Saber ainda ofereciam outra novidade: espaço para lan houses, até hoje procuradas pelos moradores dos bairros.

“O Farol sempre foi local de inovação, mas nunca deixará de ser espaço por excelência para a imaginação e a leitura”, disse Greca, ao falar da evolução dos Faróis do Saber de Curitiba que ocorreu neste ano com a implantação do primeiro Farol do Saber e Inovação. O novo modelo tem um espaço de educação maker para que as crianças possam planejar, modelar e fabricar brinquedos e objetos, utilizando uma impressora 3D.

O primeiro Farol adequado ao novo conceito é o Herbert de Souza, que funciona junto à Escola Municipal Marumbi, no Uberaba (Regional Cajuru). A meta é que cada uma das dez regionais tenha um Farol do Saber e Inovação.

Dia de festa

No aniversário do Farol Machado de Assis, crianças do 1º ano da Escola Municipal Ana Hella puderam brincar, fazer pintura de rosto e saíram da festa levando cataventos. O prefeito aproveitou a visita para folhear os álbuns onde os visitantes – turistas anônimos e pessoas conhecidas como o escritor e cartunista Ziraldo, o ator Marco Nanini e o falecido empresário de Comunicação Roberto Marinho – deixaram mensagens, fotos e cartões.

Depois do Farol do Saber Machado de Assis, que homenageia um dos maiores escritores da Língua Portuguesa e patrono da Academia Brasileira de Letras, Rafael Greca colocou em funcionamento 25 faróis instalados junto às escolas municipais entre 1994 e 1996. Além de se tornarem as bibliotecas para uso de estudantes e professores por meio de uma porta exclusiva, esses espaços também têm um segundo acesso para uso da comunidade, que entra pela rua. 

As construções têm projeto arquitetônico inspirado no Farol de Alexandria nas cores azul, vermelho e amarelo e com a imagem de um galo no alto da torre. Também foram abertos na primeira administração de Greca quatro unidades em praças e duas temáticas que destacam-se por sua arquitetura: a Casa Encanada do Bosque Alemão, também no Vista Alegre, e o Memorial Árabe Gibran Khalil Gibran, no Centro Cívico.

Hoje os Faróis somam 32 unidades em escolas, nove em praças e três temáticos.