Integrantes da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba fizeram uma visita, no final da manhã desta sexta-feira (3/1), ao prefeito Eduardo Pimentel, na sede do Palácio 29 de Março.
Fizeram parte da comitiva os vereadores Tico Kuzma (PSD), que foi eleito novo presidente do legislativo municipal para o biênio 2025/2026; 1º secretário - Bruno Rossi (Agir); 2ª secretária - Indiara Barbosa (Novo); 1º vice-presidente - Leônidas Dias (Podemos); 2° vice-presidente - Nori Seto (PP); 3ª secretária - Meri Martins (Republicanos); e 4ª secretária - Giorgia Prates (PT).
Também foram eleitos o corregedor: Sidnei Toaldo (PRD), vice-corregedora: Delegada Tathiana (União) e 2ª vice-corregedora: Camilla Gonda (PSB).
O prefeito Eduardo Pimentel parabenizou os novos gestores da Câmara Municipal de Curitiba, confirmou presença na sessão de abertura oficial dos trabalhos em fevereiro e explicou que a Prefeitura de Curitiba quer trabalhar em parceria com os vereadores, respeitando a independência dos poderes Executivo e Legislativo.
Participação feminina
A vereadora Meri Marins citou que a nova mesa diretora que acaba de assumir a Câmara tem a maior participação feminina da história: 3 dos 7 cargos foram entregues a vereadoras.
“Quero parabenizar a nova mesa diretora da Câmara, especialmente pela participação feminina recorde em sua composição. Eu quero ser um parceiro dos vereadores na condução da cidade”, disse o prefeito curitibano.
Para Pimentel, além dos desafios inerentes de ter assumido uma Prefeitura com altos índices de aprovação, este ano Curitiba terá pelo menos três discussões muito importantes para a população, que vão passar pela Câmara.
“São assuntos de extrema importância a começar pela nova concessão do transporte coletivo, a revisão do Plano Diretor de Curitiba e o novo sistema de tratamento de resíduos sólidos. São questões que vão demandar muita atenção de todos nós porque irão impactar os destinos de Curitiba pelos próximos anos”, alertou Pimentel.
O prefeito também comentou com os vereadores que o secretário de Governo Municipal (SGM), vereador Marcelo Fachinello, que participou da reunião, será um dos elos de ligação da Prefeitura com a Câmara.
“O secretário Fachinello vai trabalhar com os vereadores, mas todos os secretários e gestores estarão à disposição para atender os parlamentares. Nós temos aquelas apresentações de praxe das áreas da Saúde e de Finanças, mas todas as áreas têm essa orientação de atender os vereadores”, reafirmou Pimentel.
Promessa cumprida
Para o novo presidente do Legislativo Municipal, vereador Tico Kuzma, a cidade vive um momento histórico importante com uma nova geração que está agora assumindo para apontar novos caminhos.
“Eu estou muito feliz, prefeito Eduardo Pimentel, porque na quinta-feira (2/1) já tive a oportunidade de ver que a primeira promessa de campanha, a redução do preço da passagem de ônibus nos domingos e feriados, já será implantada. Isso mostra o comprometimento com a população. A Câmara Municipal será participante deste processo, sem perder a sua independência”, comentou o novo presidente.
Portas abertas
O secretário Marcelo Facchinello garantiu aos vereadores que a Secretaria de Governo está de portas abertas.
“Nós vamos ter uma relação de independência com a Câmara e ao mesmo tempo de parceria porque precisamos de muita atuação dos parlamentares para nos ajudar na tarefa de construir a cidade dia a dia. A porta está sempre aberta na Secretaria de Governo para todos, independentemente do posicionamento político de cada vereador, para que a gente possa realmente fazer essa construção democrática com o atendimento, com o envio de mensagens e discussão de leis para fazer os debates importantes para a cidade”, disse o secretário.
A vereadora Giorgia Prates comentou que atua na oposição, mas se pauta sempre pelo diálogo construtivo.
“O meu trabalho é feito na direção de apontar sugestões, fazer críticas construtivas com o objetivo de contribuir para a cidade. Há muitas questões importantes para a cidade, como o prefeito Eduardo Pimentel colocou, na questão da regularização fundiária, por exemplo. Eu tenho um trabalho de pesquisa sobre este tema e gostaria de contribuir”, adiantou a vereadora.
O prefeito Eduardo Pimentel reafirmou a prioridade que dará a esta questão: “A regularização fundiária é uma das pautas prioritárias da minha gestão. Por isso fiz questão de trazer esse tema no discurso de posse. A vereadora (Giorgia Prates) já pode tratar desse assunto com a Secretaria de Governo, que vai coordenar este trabalho junto com a Cohab”, garantiu Pimentel.
Participaram também da reunião o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza, o vereador Serginho do Posto e Sabino Picolo.