Cinquenta pessoas em situação de rua atendidas na Casa de Passagem e no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) Boqueirão, da Fundação de Ação Social (FAS), tiveram um jantar diferente, na noite desta quarta-feira (11/12). Eles participaram de uma ceia de Natal oferecida pela Comunhão Cristã Shalom, que pelo segundo ano consecutivo reuniu voluntários para realizar o jantar solidário.
A mesa farta teve arroz, feijão, farofa, salpicão de frango, salada verde com manga, pernil assado, refrigerantes e torta cremosa de banana. O jantar foi servido por 12 voluntários da igreja, que organizaram os preparativos para levar acolhimento e celebração às pessoas atendidas pela fundação. Os alimentos servidos foram arrecadados na igreja.
Hans Werner Heinrichs, pastor da Comunhão Cristã Shalom, que faz parte do grupo de voluntários, explicou que a ceia de Natal representa uma oportunidade de abençoar pessoas. “Fazemos isso com o coração alegre e grato porque amamos a Deus e, como seus filhos, ajudamos uns aos outros. Entendemos que nunca devemos desprezar uma pessoa que é menos favorecida”, disse.
Comida de mãe
Acolhido pela FAS há dois meses na Casa de Passagem Boqueirão, Luiz Eduardo Onorato Carneiro, 28 anos, gostou muito de participar da ceia, principalmente dos pratos servidos pelos voluntários. “A comida está maravilhosa. Saborosa como se a mãe da gente tivesse preparado para nós”, comentou o ponta-grossense que chegou a Curitiba aos 18 anos de idade. Ele contou que está em situação de rua há um ano e agradece o apoio que recebe da fundação.
Para Katia Melissa Roden da Silva, supervisora do Núcleo da FAS Boqueirão, a ceia de Natal representa uma oportunidade para os acolhidos confraternizarem. “As pessoas atendidas pela FAS possuem laços familiares e afetivos muitas vezes fragilizados ou rompidos. Nesse sentido, a ceia é um momento especial que ajuda a fortalecer os laços de solidariedade, sem distinção”, ressaltou.
Ações seguem no sábado
Outros grupos ligados a igrejas evangélicas, como a Associação Batista de Ação Social (ABASC) e o Projeto Gadareno, farão ações semelhantes no sábado (14/12), em mais quatro unidades da FAS. Juntas elas devem reunir aproximadamente 225 homens e mulheres em situação de rua.
A primeira ação solidária será no Centro POP Faivre (Av. Presidente Affonso Camargo,177 – Centro), onde integrantes do Projeto Gadareno, da Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba, servirá um almoço de Natal às 12h. Antes o grupo desenvolverá atividades músicas e uma reflexão sobre o verdadeiro significado do Natal.
Para a festa, o Centro POP Doutor Faivre, que funciona no Centro Intersetorial de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua, estará todo decorado pela equipe técnica da unidade, voluntários da igreja e os próprios usuários.
Outros voluntários do Projeto Gadareno também farão uma ceia de Natal para as 50 pessoas atendidas no Centro POP Solidariedade, na Praça Plínio Tourinho, (Rua Engenheiros Rebouças, 875 – Jardim Botânico). A ação será realizada das 11h às 13h.
O mesmo grupo fará uma ceia para as mulheres atendidas na Casa de Passagem para Mulheres (Rua Des. Westphalen, 1845 – Rebouças). O almoço será servido às 12h para 25 pessoas atendidas na unidade.
Para os acolhidos na Casa de Passagem Padre Pio (Rua Engenheiros Rebouças, 875 – Jardim Botânico) a festa de Natal será comemorada com o café promovido por voluntários da ABASC, que levará os alimentos, e também do Gadareno, que contribuirá com a decoração do espaço, bolos, além de suco, refrigerante e café.