Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Bicentenário da Independência

Personagens da história do Brasil são retratados em ilustrações e animações

Personagens da história do Brasil são retratados em ilustrações e animações. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

Personagens atuantes, alguns poucos conhecidos, no processo de emancipação do Brasil em 1822 são retratados em ilustrações e animações dos artistas André Caliman e Magnon Almeida, autores do projeto multimídia As Vidas da Independência do Brasil.

A exposição das ilustrações será aberta nesta terça-feira (6/9), às 18h, na Gibiteca de Curitiba, como parte da programação de comemoração dos 200 anos da independência do Brasil, promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba.

A publicação impressa com as ilustrações e a história de cada personagem está sendo distribuída às crianças da rede municipal de ensino, durante as apresentações do Auto da Independência nas regionais. As animações podem ser acessadas por um QRCode e também estão em exibição no Coreto Digital do Passeio Público.

Potencial educativo

O desenhista enfatiza o potencial educativo do projeto, que pode ser utilizado em ambiente escolar como material complementar nas aulas de história do Brasil.

“A ideia é divulgar com arte 20 personagens icônicos da história do Brasil, todos eles relacionados com a independência. Juntamos ilustração e animação e tudo pode ser acessado na revista”, explica Caliman.

Além dos tradicionais protagonistas D. Pedro, dona Leopoldina e José Bonifácio, os autores retratam figuras esquecidas ou até mesmo desconhecidas e que estão sendo resgatadas pela historiografia atual, como é o caso da Índia Dionísia, Madre Joana Angélica, a negra Maria Felipa, e o indígena Sepé Tiaraju, entre outros.

“Foi possível retratar vidas das mais diversas esferas atuantes nesse evento histórico, representando o povo, o clero, os monarcas, os índios, os negros, os estrangeiros, a corte, os republicanos, os maçons, as mulheres, todos inegavelmente importantes para a consolidação do processo da independência do Brasil”, constata Caliman.

Artistas experientes

O projeto foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, unindo dois quadrinistas experientes. Caliman publicou seu primeiro trabalho na revista Quadrinhópole, em 2006, com a qual venceu, com outros artistas, o prêmio HQMix.

Além de participar de diversas coletâneas, lançou publicações próprias, inclusive com títulos em outros idiomas. Seu trabalho mais recente foi a novela gráfica “O mistério do pirata avarento” (2021).

Magnon Almeida atua nas áreas de quadrinhos e animação 2D. Participou de coletâneas e foi indicado ao prêmio Jabuti e ao troféu HQMix como arte-finalista da HQ “O Planta: um bípede entre plantas”. Também faz edição de vídeo, edição de som e trilhas sonoras no projeto “A biblioteca labiríntica” (2020).

Serviço: comemoração dos 200 Anos da Independência do Brasil

Abertura da exposição - As vidas da independência do Brasil
Projeto multimídia de André Caliman e Magnon Almeida

Local: Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533, Centro)
Horário: de 6 de setembro (abertura às 18h). Atenção, de 7 a 10 de setembro, das 12h às 18h.
Até 9 de outubro de 2022, de terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Gratuito