Pelo 6º ano consecutivo, Curitiba integra a lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, segundo Intelligent Community Forum (ICF) - Fórum de Comunidades Inteligentes. O ranking foi divulgado na última quarta-feira (20/3) e reafirma o status da capital paranaense como destaque mundial quando o assunto é inovação e tecnologia.
Pioneira neste ranking entre as cidades da América do Sul, Curitiba ingressou no Top 21 em 2019 e já avançou, nos últimos três anos (2021, 2022 e 2023), para as etapas seguintes das avaliações do ICF, figurando entre as sete comunidades mais inteligentes do planeta.
Cada uma das cidades ou regiões que aparecem no Smart21 aplicaram os seis princípios avaliados pelo ICF nas ações de governança para prosperidade econômica inclusiva, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.
O Intelligent Community Forum é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá, para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.
Presença paranaense
Este ano, a escolha das comunidades mais inteligentes do mundo pelo ICF incluiu cidades e municípios de sete países (Estados Unidos, Canadá, Brasil, Turquia, Espanha, Taiwan e Austrália), nos cinco continentes do mundo.
“A lista deste ano está entre as mais diversificadas geograficamente em anos”, disse o cofundador da ICF, Louis Zacharilla. Assim como no ano passado, outras duas cidades da América do Sul integram o ranking, ambas do Paraná: Assaí e Ponta Grossa.
Próximas etapas
Com o anúncio das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, Curitiba e as demais indicadas participam, a partir de agora, de uma nova etapa de avaliação para a escolha das Top 7 do ICF, que será anunciada em junho. A escolha da comunidade mais inteligente do mundo de 2024 será anunciada pelo ICF em novembro.