O técnico em secretariado Pedro Afonso Buratti Przendziuk é o mais novo colaborador do escritório do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Curitiba. Ele foi selecionado pela empresa de terceirização de mão de obra Orbenk, contratada do órgão, na última campanha de empregabilidade do Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da Prefeitura, no início deste mês. Esta terça-feira (22/8) foi seu primeiro dia de trabalho no local.
“Estou gostando. Conversei bastante com as pessoas. Agora meus planos são fazer um trabalho bem feito, receber meu salário, sair com as pessoas e viajar”, disse Pedro. Ele trabalha das 8h às 17h, com outros 11 contratados da mesma empresa, além de servidores do DSEI, que é vinculado ao Ministério da Saúde.
O novo colaborador do órgão tem 23 anos e foi diagnosticado com autismo e paralisia cerebral aos 6 meses de vida. Isso não o impede de ter em seu currículo diferenciais como domínio da língua inglesa, ter cursado informática e tocar piano. Ele também está fazendo o curso superior de Tecnologia em Educação Social.
O primeiro
A oportunidade é especial para Pedro e também para a empresa.
“É o primeiro autista contratado pela empresa e está sendo nosso projeto-piloto para melhorarmos ainda mais a inclusão. Nós temos nos preparado muito para esse desafio. A meta é que Pedro seja o primeiro de muitos trabalhadores com deficiência contratados”, conta a assistente de recrutamento do Grupo Orbenk, Daniela Formankuevisky.
Para isso, diz, a empresa mantém um programa de inclusão sobre pessoas com deficiência e outros grupos sociais vulneráveis. Seus recrutadores passam por constantes treinamentos e cursos sobre como se relacionar com esses públicos. “No caso do Pedro, foi especial a colaboração da sua mãe, que nos contou detalhes do perfil dele para facilitar a adaptação no trabalho”.
Oportunidade para muitas e muitos
Cerca de 150 pessoas com diferentes tipos de deficiência participaram da mesma ação de empregabilidade em que Pedro foi selecionado, na Rua da Cidadania do Pinheirinho. Foi a terceira do ano.
Na ocasião, 21 empresas e instituições ofereceram em torno de mil vagas de emprego. A contratação de pessoas com essa característica é uma exigência da Lei Brasileira de Inclusão para as organizações a partir de 100 trabalhadores – daí a importância da promoção de eventos periódicos.
Em setembro, nova rodada
A próxima Ação de Empregabilidade será realizada no dia 19 de setembro, no DPCD, no Cristo Rei. A ação será uma das atividades da Semana da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, de 18 a 22 de setembro. A Fundação de Ação Social (FAS) apoiará o evento.
As empresas interessadas em participar da próxima ação podem entrar em contato com o DPCD pelo telefone 41 3221 2265 ou email alaurindo@curitiba.pr.gov.br.