O semáforo no cruzamento das ruas Leopoldo Belzack e Antônio Olívio Rodrigues, no Capão da Imbuia, foi ligado na última quinta-feira (21/11) e a vizinhança já notou o trânsito mais organizado na região. A instalação foi um pedido dos moradores nas reuniões do programa Fala Curitiba, que ouve as demandas da população dos bairros.
O pedido foi eleito uma das cinco prioridades da Regional Cajuru para a Lei Orçamentaria Anual do próximo ano, mas um programa em andamento permitiu antecipar o processo, explica o diretor de Planejamento e Operação da Setran, Pedro Darci da Silva Junior.
“Após estudos de engenharia de tráfego e do monitoramento do fluxo de veículos que passa pelo cruzamento, constatamos que seria possível priorizar esse projeto para 2019”, Silva Junior.
Menos acidentes
O presidente do Conseg Capão da Imbuia, Amabilon Dalcomuni, explica que acidentes aconteciam porque, sem a sinalização, não havia consenso de quem era a preferência nas conversões nas duas vias.
“Antes mesmo de o semáforo ser ligado, só com a instalação da sinalização horizontal, houve melhora do tráfego. Agora, vai ficar ainda melhor”, avalia Dalcomuni.
Para o secretário da associação de moradores, Francis Reinald Klein, o equipamento prepara a região para o aumento do fluxo de veículos para quando for construído e concluído o viaduto da Linha Verde Norte, sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, projeto que está em fase de licitação.
Respeito aos pedestres
O semáforo aumentou a segurança dos pedestres e de quem tem comércios na região. O despachante Admir Pereira da Rocha, 49 anos, conta que sua maior preocupação era com acidentes em frente ao seu ponto de atendimento, na esquina do cruzamento.
Nos primeiros dias de funcionamento do semáforo, ele já nota a diferença. Ele conta que não vê mais a rua trancada e nem ouve mais os buzinaços nos horários de pico.
“Os motoristas estão respeitando a sinalização. Ficou muito bom porque também temos o botão para acionar a passagem para pedestres, garantindo a segurança”, fala Admir.
Diálogo com o poder público
Este é o 16º cruzamento semaforizado implantado em 2019 pelas equipes do trânsito em Curitiba. Com o resultado efetivo da aproximação da população com o poder público, os moradores se sentem motivados a seguir dialogando, diz o professor aposentado Hugo Daubermann, 79 anos, morador do bairro.
“Essa proposta de ouvir os moradores é muito importante. E a comunidade tem de se organizar e apresentar suas ideias porque a Prefeitura está ouvindo, discutindo conosco e trazendo os resultados, como este semáforo”, ressalta Daubermann.