Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade sustentável

Pedido do Fala Curitiba: Greca entrega revitalização de praça com fonte de água no Ganchinho

O Prefeito Rafael Greca, acompanhado da Secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, vereadores e demais autoridades, entrega a revitalização da Praça Lenyr Marés de Souza Cavallin, no bairro Ganchinho. Curitiba, 25/10/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS.

A água limpa da fonte na Praça Lenyr Marés de Souza Cavallin, no bairro Ganchinho, ganhou ainda mais destaque com a revitalização completa que a Prefeitura de Curitiba fez no local. Agora, um muro com pedras de ardósia protege a fonte e deixa o espaço mais bonito e seguro para moradores dos conjuntos habitacionais que frequentam o local.

A entrega da revitalização da praça foi feita nesta quarta-feira (25/10) pelo prefeito Rafael Greca. A obra foi um pedido feito pelos moradores no Fala Curitiba, programa de consultas públicas da Prefeitura.

“Essa fonte é uma água sagrada, aqui temos uma nascente onde brota a água. Para termos água limpa não devemos jogar lixo nos rios, não devemos ligar o esgoto nos rios”, disse o prefeito.

Greca deu uma aula sobre a natureza e a importância da água para as crianças do CEI Carlos Drummond de Andrade que participam das atividades do programa E+E=10 (Escola + Esporte = 10) da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Durante a manhã desta quarta, as crianças disputaram um campeonato de futebol na nova quadra de grama sintética da praça.

Com o programa Amigo dos Rios, implantado em 2019, a Prefeitura faz atividades constantes de melhoria e recuperação dos rios da cidade, com uma série de ações voltadas para a regularização das ligações de esgoto, fiscalização, limpeza, obras e Educação Ambiental. 

Revitalização completa

Além da revitalização da fonte, as obras da Secretaria Municipal do Meio Ambiente envolveram a construção de uma nova quadra de futebol de grama sintética onde antigamente existia uma cancha de areia, a renovação da cancha de vôlei, uma cancha de minifutebol, novos alambrados, pista de caminhada e plantio de árvores nativas frutíferas, como araçá, pitanga, gabiroba e ipês.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, fez o plantio de um ipê roxo após a entrega da revitalização da praça. “Fizemos um novo playground para as crianças também, com um brinquedo de troncos, com escorredor e jogo da velha. Aqui é um espaço que vai ser muito utilizado pelas famílias nos fins de semana”, explicou a secretária Marilza.

Fala Curitiba

A revitalização da Praça Lenyr Marés de Souza Cavallin foi um pedido feito pela população pelo Fala Curitiba, programa de consultas públicas da Prefeitura. Foram coletadas 1.200 assinaturas e a reforma entrou no orçamento do município.

“Nós pedimos a reforma e a instalação de uma quadra de grama sintética. Quando a comunidade pede e é atendida ajuda a cuidar do espaço”, disse Roberto de Oliveira, conhecido como Quiboa, um dos líderes comunitários do bairro.

Juvenil Pereira dos Santos, o Baiano, viu a praça nascer e comemorou muito a revitalização do local. “Há 26 anos cuidamos dessa área. Hoje chorei com a entrega dessa reforma, ficou maravilhoso, só temos a agradecer, vamos deixar um legado para o futuro”, disse Baiano. Ao lado da fonte existe a maior árvore da praça, que ele mesmo plantou há 18 anos.

Água

A fonte faz sucesso entre os moradores do Ganchinho. “Bebo água da fonte há 47 anos e é sempre pura assim. Ela já ficou gotejando há oito meses, quando não choveu, mas não secou”, disse Lúcio Boruch Neto, de 65 anos. Ele usa água da fonte para fazer suco, café, arroz e feijão. “Uso até para a mamadeira da minha neta”, contou. 

Levina França dos Anjos, 78 anos, também pega água da fonte para beber. “Ficou linda essa reforma. Quando eu mudei para cá, aqui era pura terra. Pego água só da bica, por isso tenho saúde”, disse Levina.

Presenças

Também acompanharam a entrega da revitalização da praça o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; o assessor de Articulações Políticas, Lucas Navarro; e os vereadores Beto Moraes e Mauro Bobato.