Os personagens da Família Folhas, embaixadores da Prefeitura de Curitiba para o meio ambiente, estão esta semana em escolas municipais das regionais Bairro Novo e Boa Vista.
Nesta segunda-feira (24/4), os estudantes da Escola Municipal Colombo receberam Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo, Flora, Fefo (filhos de Fofis) e Folheco (o pet folha de Fifo) para aprenderem mais sobre reciclagem.
Com um teatro interativo, as crianças participam de lições sobre como desperdiçar menos alimentos, reaproveitamento de materiais, separação de resíduos, entre outras.
Nesta terça (25/4), é a vez da escola Kó Yamawaki receber a Família Folhas.
Para o início de maio já estão agendadas apresentações nas escolas Nivaldo Braga, no Boqueirão (2/5); CEI Issa Nacli, no Cajuru (3/5); e Maria do Carmo Martins, na CIC (8/5).
Todas as questões que remetem a um comportamento sustentável são trabalhadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas escolas da rede municipal de ensino curitibana dentro das atividades pedagógicas previstas no currículo.
“A cidadania, a formação socioambiental, enfim, os passos para apoiar cidadãos conscientes e responsáveis em relação a seus ambientes de vida, são trabalhados no dia a dia em sala de aula. As ações pedagógicas podem envolver todos os componentes curriculares e campos de experiências”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Descartar errado nem pensar
Os personagens da campanha famosa na década de 1990 voltaram em março do ano passado para as comemorações do aniversário da cidade, e desde então percorrem equipamentos públicos e eventos levando lições ambientais a todos.
Novos materiais
No início deste ano, as escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) receberam uma nova remessa de materiais da campanha. São adesivos, almanaques de atividades, máscaras, jogos da memória e vídeos com o objetivo de levar às unidades uma maneira divertida de aprender lições de sustentabilidade.
A produção foi feita pela Secretaria Municipal da Comunicação Social. O material está sendo exibido em equipamentos da Prefeitura como cinemas e teatros da Fundação Cultural, Coreto Digital do Passeio Público, escolas da rede municipal e nas redes sociais e sites da Prefeitura.