A Oficina Verde, parte da programação da 40ª Oficina de Música de Curitiba, invadiu o Memorial de Curitiba na tarde desta sexta-feira (27/1). Foi lá que o renomado climatologista brasileiro Paulo Nobre falou sobre o papel das florestas no equilíbrio do clima global. A palestra Aquecimento Global, Florestas e Clima no Antropoceno abriu a Oficina Verde e tem uma nova edição neste sábado (28/1), na Cinemateca de Curitiba.
O prefeito Rafael Greca esteve entre os presentes na plateia nesta sexta, junto com a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Ippuc, órgãos responsáveis pela promoção de ações contra as mudanças climáticas na cidade, dentro do Planclima. Secretários municipais e administradores regionais também acompanharam a palestra.
“Fiz questão de convocar a minha equipe para ouvir o climatologista. É um tema urgente e de extrema importância para todos nós”, disse Greca, ao lembrar as ações como a Pirâmide Solar do Caximba e outras iniciativas do Curitiba Mais Energia, o plantio de 100 Mil Árvores por ano, e as duas Fazendas Urbanas da cidade.
Nobre parabenizou os presentes “pela linda cidade” e incentivou o prefeito a criar mecanismos legais para que as medidas continuem a ser tomadas em gestões futuras. Entre os destaques, ele elogiou a largura das calçadas, que incentivam as pessoas a caminharem pelo Centro, e a arborização das vias. “O mundo nunca viveu uma crise tão grande, mas ela também é uma excelente oportunidade de ação”, reforçou.
Oficina Verde
A Oficina Verde tem programação extensa, majoritariamente na Cinemateca de Curitiba, com uma série de cursos e atividades gratuitas voltados às práticas e hábitos de sustentabilidade, desde jardinagem até tratamento de resíduos.
A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões - Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.
Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.