Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Cidades inteligentes

Paulo Martins apresenta Smart City Expo Curitiba 2025 para corpo consular

Vice-prefeito de Curitiba e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Martins, participa da apresentação da Smart City Expo Curitiba 2025 ao corpo consular da capital. Curitiba, 26/02/2025 Foto: Gilson Abreu

Delegações de 80 países já estão confirmadas para a edição 2025 do Smart City Expo Curitiba, que ocorre de 25 a 27 de março no estádio Ligga Arena. Nesta quarta-feira (26/2), o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, apresentou o fórum internacional a representantes do corpo consular e de câmaras de comércio na capital.

O número recorde de representantes de governos e comitivas internacionais, destacou Martins, mostra como o Smart City Expo Curitiba vem contribuindo para a internacionalização de soluções de cidade inteligente, a melhoria dos serviços públicos e o desenvolvimento econômico sustentável da capital, com crescimento no número de empresas de inovação, de soluções que melhoram o dia a dia dos cidadãos e de profissionais qualificados.

No preview available

 Paulo Martins, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. 

“Por isso, a participação de representantes de países e das câmaras internacionais de comércio no Smart City Expo Curitiba é fundamental. Será uma ótima oportunidade para intensificarmos as relações internacionais, trazer empresas desses países e compartilhar soluções de cidade inteligente tanto de Curitiba como do mundo todo”, justificou Paulo Martins.

O fórum internacional, que se consolidou como maior evento de cidades inteligentes das Américas, tem apoio da Prefeitura de Curitiba e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.

Números recordes 

Segundo Beto Marcelino, sócio-fundador e diretor de Relações Governamentais do iCities, empresa organizadora do Smart City Expo Curitiba, o número recorde de participantes internacionais mostra que o fórum é hoje uma grande vitrine de inovações em mobilidade, energia, governança, startups e sustentabilidade, oferecendo soluções para desafios de cidades de todo o mundo.

“Se em 2024, o Smart City Expo Curitiba atraiu 16 mil participantes, vindos de 580 cidades e 50 países, os números serão muito superiores em 2025, chegando a 20 mil pessoas, mais de 600 cidades e 80 países”, salientou Marcelino.

Visitas técnicas 

O chefe de Relações Internacionais e Cerimonial da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, explicou que, além de participarem dos três dias do Smart City Expo, os representantes do corpo consular e das câmaras de comércio também poderão fazer visitas técnicas em projetos de cidades inteligentes já desenvolvidos na capital, em áreas como energias renováveis, mobilidade urbana, agricultura urbana e Redesenvolvimento do Centro.

“Uma programação paralela ao fórum, de visitas técnicas, vai mostrar na prática as transformações que estão sendo feitas em Curitiba e que garantiram à capital o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo (2023) e a mais Igualitária do Brasil (2024)”, reforçou Feijó.  

A presidente do Instituto de Relações Internacionais do Paraná (Irip), Maristela Parigot, parabenizou a Prefeitura de Curitiba e o iCities por detalharem aos representantes diplomáticos a programação do fórum internacional.

“O Smart City Expo Curitiba será realmente um evento de troca de experiências de inovação tanto de Curitiba como de outros países. Com os prêmios conquistados, nossa cidade tem muito a ensinar”, avaliou a presidente do Irip.

Presenças

Participaram do encontro a cônsul-geral da Itália, Eugenia Tiziana Berti; o cônsul adjunto da Argentina, Alejandro Ocampo; o vice-cônsul geral de Portugal, André Bandeira; os cônsules honorários Acef Antonio Said (Rússia), Andrea Menezes Vianna (Luxemburgo), Blanca Hernando (Espanha), Carolina Mariah Henning Sanches (Romênia), Fabio Alexandre Siebert (Costa Rica), Isabela França (Suécia), Lucia Casillo Malucelli (Bélgica), Manuela Esther MerkiI (Suíça), Marcelo Grendel Guimarães (Bangladesh), Cristian Kim (Coreia do Sul) e Pedro Luiz Fernandes (Dinamarca); Francesco Pallaro, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná; Alberto Giusti, conselheiro da Câmara Ítalo-Brasileira; Nelson Massahiro Tossa, representante da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná; Germano Paciornik, presidente da Câmara de Comércio França-Brasil no Paraná; Maria Gabriela Nauiack, representante da Câmara de Comércio Portugal Paraná; Orcival Henning, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Bilateral, Brasil, Romênia e Moldávia do Paraná; Maxwill Araújo Braga, representante da Câmara de Comércio Brasil-Finlândia e Vitorio Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira.