Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pedido atendido

Passarela nova no Xaxim traz mais segurança e melhora acessibilidade

Passarela nova no Xaxim traz mais segurança e melhora acessibilidade. - Na imagem, o depois. Foto: Divulgação

 

Os moradores da Rua João Pedro Lucca, no Xaxim, comemoram a manutenção da passarela de pedestres sobre o Ribeirão dos Padilhas. A pedido dos moradores, a estrutura que liga a Vila Esmeralda ao Jardim Europa foi recuperada em fevereiro pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e já está em uso.

A costureira Ivonete Varella Rogalski, moradora do local há 12 anos, aprovou a reconstrução do acesso. “Foi uma ação rápida, que nos devolveu uma passarela segura para a travessia. E agora que foi alargada, a passagem é mais confortável”, avalia.

Trabalho que não para

A passarela foi totalmente desmontada e reconstruída com madeira nova, usando longarinas de cambará (estruturas de sustentação), vigas de eucalipto de 12 metros e pranchas de 2 polegadas. São 14 metros extensão - dois a mais que a antiga – e 1,5 metro de largura. Para conter a erosão do solo que danificou a antiga passarela, foram instaladas estruturas de concreto que apoiam o vigamento dos dois lados.

“A obra também contou com acabamento em revestimento asfáltico feito pelo nosso Distrito de Manutenção Urbana e que melhorou muito as condições de acessibilidade e segurança na travessia”, disse o administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias.

Segundo o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, Augusto Meyer Neto, que coordena os serviços de manutenção em pontes e passarelas, a reforma e reconstrução dessas estruturas é constante porque a cidade é cortada por vários rios e córregos. “Somente no ano passado fizemos a manutenção de 75 passarelas e 11 pontes de madeira”, frisou.

Serviço

Para solicitar manutenção
Para solicitar reparos e manutenção em pontes e passarelas de concreto, metal ou madeira sobre rios ou córregos da cidade, basta acessar a Central 156, por telefone ou aplicativo. É necessário indicar a localização precisa da ponte ou passarela.