Cinema e engajamento ambiental se juntam na Cinemateca de Curitiba. O espaço da Fundação Cultural lançou o HackaClima 2023, primeiro hackathon de cinema com foco nas mudanças climáticas. As inscrições são grátis e já estão abertas pelo site do Guia Curitiba.
O HackaClima se integra às atividades do 2º Mata Atlântica EcoFestival, que traz uma seleção de filmes de aventura, vida ao ar livre e natureza para a Cinemateca.
A atividade consiste em uma competição de audiovisual, na qual os participantes terão uma semana para produzir filmes curtos, de 3 a 8 minutos, abordando temas relacionados ao clima e como podem contribuir no combate às mudanças climáticas.
A ideia dos organizadores é colaborar com a conscientização sobre a emergência climática global, fenômeno que vem provocando ondas de calor extremo, secas prolongadas e enchentes e catástrofes naturais em todo o mundo.
Os filmes que forem enviados até o dia 19 de agosto serão avaliados por uma banca de jurados e os resultados serão anunciados no dia 2 de setembro, em evento especial na Cinemateca de Curitiba. Os 30 melhores diretores farão parte de uma turma especial do curso completo de cinema oferecido pela Cinemateca de Curitiba e os curtas premiados serão exibidos nas regionais de Curitiba.
Treinamento sobre clima e filmes
Antes de começarem a produzir os seus filmes, os inscritos terão um dia de treinamento na Cinemateca. Nesta sexta-feira (4/8) o renomado meteorologista Paulo Nobre conduzirá uma palestra sobre as mudanças climáticas, proporcionando uma base sólida para as produções que estão por vir.
Na tarde de sexta-feira, das 14h às 17h30, o cineasta e diretor da Cinemateca de Curitiba Marcos Saboia mostrará técnicas de filmagem com o celular, capacitando os participantes a capturar imagens para suas produções.
Além disso, os participantes também serão convidados a assistir aos filmes do 2º Mata Atlântica EcoFestival, observar a visão de diversos diretores sobre o tema, além de diferentes estilos e técnicas presentes nos filmes. As sessões do EcoFestival também contarão com a participação de facilitadores, que ajudarão o público a observar e analisar essa parte artística de cada um dos filmes da mostra.