No próximo dia 29 de outubro, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude vai promover a XVII Maratona Aquática De Curitiba, no Clube Curitibano, um dos maiores eventos solidários da natação do Paraná. É uma ação contrapartida social dos beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte.
Nesta edição, mais de 700 atletas e paratletas vão integrar 38 equipes de academias, clubes e instituições educacionais de Curitiba e região metropolitana. Cada equipe faz a doação mínima de 200 kg de alimentos para que mais de 10 toneladas de alimentos sejam arrecadadas e encaminhadas pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional a famílias em situação de vulnerabilidade social por meio do Banco de Alimentos do Município.
Nesta quarta-feira (11/10) os secretários municipais do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr e de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, receberam o primeiro lote de doações, que ultrapassou 5 toneladas de alimentos.
“A Maratona Aquática é a principal competição de natação de longa duração em Curitiba. Possui um caráter solidário importante com a arrecadação de alimentos e neste ano surpreendeu a todos com uma arrecadação inicial recorde, superando 5 toneladas”, disse Pijak.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional elogiou a iniciativa que vai se transformar em refeições gratuitas servidas no programa Mesa Solidária. “Os produtos arrecadados passarão pelo Banco de Alimentos do município e após triagem serão destinados às entidades que fazem o preparo de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. É a solidariedade por meio do esporte em Curitiba”, salientou Gusi.
Competição
A maratona é um revezamento de seis horas ininterruptas de natação. É uma parceria da Prefeitura e Clube Curitibano, com apoio da Universidade Tuiuti do Paraná.
As equipes são compostas de um mínimo de 12 e um máximo 24 atletas. A vencedora será a que nadar a maior quilometragem no final do período.