Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Previdência complementar

Participantes da CuritibaPrev vão eleger conselheiros. Servidor, saiba como participar

Eleição para conselheiros da CuritibaPrev. FOTO: Hully Paiva/SMCS

Os mais de 7,7 mil integrantes da CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba) poderão participar da escolha dos novos conselheiros da entidade responsável pelo futuro previdenciário dos servidores municipais de oito municípios – Curitiba, Campina do Simão, Matinhos, Pinhais, Piraquara, Quitandinha e Rio Negro, no Paraná, e Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.

Começou nesta segunda-feira (20/1) e vai até as 17h de sexta-feira (24/1) o prazo para que os candidatos aos conselhos Deliberativo e Fiscal se inscrevam. Para candidatar-se é preciso ser participante ativo ou assistido do plano de previdência da CuritibaPrev, comprometer-se a obter certificação obrigatória para o exercício das funções em até um ano e apresentar a documentação exigida. 

Todos os detalhes podem ser conferidos no site da CuritibaPrev. Os interessados também podem entrar em contato com a Fundação pelo e-mail gabinete@curitibaprev.com.br .

Serão eleitos um membro titular e dois suplentes para cada um dos dois conselhos, sendo parte para mandato de quatro anos (de 1/4/2025 a 31/3/2029) e parte para o de dois anos (de 1/4/2025 a 31/3/2027).

A homologação das candidaturas está prevista para o dia 27 de janeiro. A campanha eleitoral será realizada de 3 e 14 de fevereiro e a votação está programada para o período de 17 a 19 de fevereiro. A apuração e a divulgação do resultado estão programadas para 20 de fevereiro.

Cabe aos integrantes do Conselho Deliberativo propor, aprovar e supervisionar diretrizes estratégicas e políticas da Fundação, como gestão de recursos e estrutura organizacional. A responsabilidade dos membros do Conselho Fiscal é avaliar balanços, contas e relatórios financeiros, garantindo conformidade e transparência na gestão.

Nova diretoria

Além da eleição dos conselheiros, a escolha da nova Diretoria Executiva está em andamento. Composta por três membros – diretor-presidente, diretor de Previdência e diretor Financeiro, a Diretoria tem mandato de quatro anos (2025-2029).

Para a seleção, haverá análise curricular no dia 27 de janeiro e os candidatos serão entrevistados dia 4 de fevereiro. Todo o processo é conduzido pelo Conselho Deliberativo da Fundação. O resultado final será divulgado dia 10 de fevereiro.

A posse será condicionada à habilitação dos selecionados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão do Governo Federal.