Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Economia

Participante da CuritibaPrev pode guardar parte do 13º salário na previdência complementar e pagar menos imposto de renda em 2025

Servidores podem guardar parte do 13o na previdência complementar. Fotos de arquivo da CuritibaPrev. Foto: Hully Paiva/SMCS

Participantes da CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba) podem investir na previdência complementar, se quiserem guardar na sua poupança previdenciária parte do que receberam nesta sexta-feira (22/11), dia do pagamento da segunda parcela do 13º salário de 2024.

O aporte voluntário é uma das contribuições facultativas previstas em todos os planos da CuritibaPrev. Além de economizar para aumentar o dinheiro guardado para o momento da aposentadoria, quem fizer esse tipo de contribuição ainda pode ter um abatimento na declaração anual do imposto de renda do ano que vem.

De acordo com as regras da Receita Federal, o desconto pode ser de até 12% da renda bruta anual na próxima declaração.

Esse benefício fiscal é uma característica exclusiva dos planos de previdência complementar e está previsto em lei.

Quanto guardar

O valor adicional a ser guardado na previdência complementar pode ser decidido pelo participante. Não existe valor mínimo de contribuição.

O servidor que é participante da Fundação pode solicitar o documento para fazer a contribuição e aumentar o valor que está guardando para o futuro, quando se aposentar.

Os pedidos devem ser encaminhados para o e-mail curitibaprev@curitibaprev.com.br. Para fazer o aporte, é preciso informar o valor a ser guardado e a data do pagamento.

Quem ainda não é participante e tem interesse em conhecer os planos de previdência complementar disponíveis para servidores, pode entrar em contato com a CuritibaPrev e, quem sabe, começar a guardar dinheiro em 2024. Atualmente, quase 7 mil servidores municipais da Prefeitura de Curitiba têm planos da CuritibaPrev.