Quem tem previdência complementar da CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba) e guarda o dinheiro mensalmente para a sua poupança previdenciária pode abater o equivalente a até 12% do total dos seus rendimentos, desde que faça a declaração completa na hora de preencher a Declaração de Ajuste Anual da Receita Federal do Brasil.
“O total das contribuições feitas para a CuritibaPrev serve para pagar menos imposto”, explica o diretor Financeiro da Fundação, Fellipe Pacheco de Oliveira.
O benefício fiscal é uma das principais vantagens da previdência complementar no Brasil e é válido a todos os que têm planos, sejam os vinculados a entidades fechadas, como a CuritibaPrev, quanto aqueles que optam por outros modelos, como os oferecidos pelos bancos.
O incentivo é uma forma de atrair e manter os participantes nesse tipo de investimento. Além da contribuição mensal, os aportes voluntários, que são contribuições facultativas, e as de risco previstas em todos os planos da CuritibaPrev entram na conta e ajudam a reduzir o imposto a pagar.
Em breve, a Receita Federal deve divulgar as regras do imposto de renda 2024, ano-calendário 2023.
Como preencher a declaração
A CuritibaPrev alerta que, no momento de preencher a declaração, o participante da previdência complementar encontrará as informações que precisa em documentos diferentes, de acordo com as contribuições que fez ao longo do ano.
Os cerca de 4 mil participantes da CuritibaPrev podem conferir, no comprovante de rendimentos disponibilizado pelo Município, as contribuições mensais que tiveram desconto em folha de pagamento. Quem é servidor da Prefeitura de Curitiba já acessa o comprovante.
Participantes de outros municípios que também patrocinam os planos de previdência da CuritibaPrev devem buscar a informação na área de Recursos Humanos da prefeitura onde mantêm o vínculo.
Já aqueles que fizeram, em 2023, algum aporte voluntário, portanto, sem desconto em folha, precisam emitir o demonstrativo no site da CuritibaPrev, na área do participante. Basta informar o CPF e a senha, para verificar o documento.
As contribuições para o plano de previdência complementar devem ser declaradas no campo "Pagamentos e doações efetuadas", onde o contribuinte deve escolher o código 37 (contribuições para entidade de previdência complementar fechada de natureza pública).
Programe-se para 2025
Os servidores que têm direito ao benefício da previdência complementar da CuritibaPrev e que ainda não participam da Fundação podem começar a sua poupança previdenciária em 2024 e garantir o benefício fiscal em 2025.
O Município de Curitiba é patrocinador da previdência complementar dos servidores, ou seja, a Prefeitura ajuda o profissional a acumular dinheiro ao longo da sua carreira.
Quem quiser, pode experimentar o simulador da Receita Federal para verificar de quanto poderia ser o benefício fiscal, se estivesse participando da CuritibaPrev no ano passado. Basta utilizar as informações do comprovante de rendimentos e preencher os campos na ferramenta da Receita.
No simulador, escolha a aba cálculo anual, no topo da página (fundo azul). Preencha no item 1, o total de rendimentos do ano (o mesmo que aparece no comprovante de rendimentos de 2023). No item 2, você vai colocar as deduções. A primeira delas (tópico 2.1) é a previdência oficial do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), o regime próprio de previdência, que é obrigatório. Calcule 14% sobre o total de rendimentos e preencha.
Se tiver filhos, informe quantos são no tópico 2.2 (dependentes). Quem paga pensão alimentícia, preenche o campo 2.3. A contribuição para a CuritibaPrev deve ser colocada no tópico 2.4 (outras deduções). Considere pelo menos 3% do rendimento anual. Esse é o percentual mínimo, de acordo com o plano da CuritibaPrev. Depois de preencher, o sistema calcula o total de deduções. Ao testar com e sem a previdência complementar, o servidor pode fazer a comparação.
Quem tiver dúvidas sobre a previdência complementar da CuritibaPrev e o preenchimento da declaração pode entrar em contato por telefone: (41) 3350-9040. O atendimento por whatsapp é feito pelo número (41) 98423-9192. Se preferir, escreva para curitibaprev@curitibaprev.com.br .