Mais uma etnia presente na história e formadora da população de Curitiba é homenageada em um logradouro da cidade. O Parque Gomm, conhecido pela casa de madeira da família de mesmo nome, ganhou o Memorial Inglês, uma área com elementos que lembram os imigrantes e a cultura do país do Reino Unido.
A inauguração foi nesta quarta-feira (27/11), com a presença do embaixador britânico Vijay Rangarajan e do prefeito Rafael Greca.
“O memorial ocupa definitivamente o bosque junto à Casa Gomm e conta a história dos ingleses de Curitiba”, disse o prefeito, ao lado do cônsul honorário Adam Paul Patterson e de Irene Gomm dos Santos e Henrique Gomm Neto, da família que dá nome ao parque.
Memorial
O espaço de 2,5 mil metros quadrados é composto por um mural de tijolos que lembra as construções inglesas, com informações sobre as famílias imigrantes e de grandes nomes da cultura do país, como a banda de rock britânica The Beatles e o poeta e dramaturgo William Shakespeare.
O uso de QR-Codes amplia a experiência dos visitantes, que podem ter acesso aos poemas de William Blake, por exemplo.
Há também uma cabine telefônica original, símbolo urbano da Inglaterra, doada a Curitiba pelo consulado-geral do Reino Unido em São Paulo.
O projeto e a execução da obra são da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O projeto também envolve a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Bancos, iluminação e pista para circular dentro do parque completam o novo local.
Revitalização
Além dos elementos da cultura inglesa, o espaço ganhou três caixas do projeto Jardins de Mel, um estar para contação de histórias, casinha do coelho e arco com trepadeira florida no jardim da entrada. O jardim é uma referência à escritora e ilustradora infantil Beatrix Potter, autora dos contos de Peter Rabbit.
Completam o paisagismo 156 árvores nativas na área interna e externa do parque e que entram na conta do projeto 100 Mil Árvores para Curitiba. Já são 24 mil árvores plantadas na cidade neste ano.
Homenagens
Aos membros da família Gomm, o embaixador Vijay Rangarajan, leu uma carta da rainha Elizabeth II e do governo do Reino Unido agradecendo pela contribuição no estreitamento dos laços com o Brasil e com Curitiba.
Greca lembrou de quando a Casa Gomm, patrimônio da cidade, foi consulado britânico e palco de eventos e recepções. O prefeito citou contribuições inglesas para a capital, como a emblemática classificação da erva-mate que está no Jardim Botânico de Londres, como Ilex Curitibensis, pelo botânico John Miers. Também falou da presença inglesa na construção da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá e ilustrações em aquarela da cidade entre os séculos 18 e 19.
Presenças
Acompanharam a inauguração o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias; a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Feijó; o coordenador do Patrimônio Cultural do Governo do Paraná, Sérgio Marcos Krieger; os superintendentes da Secretaria do Meio Ambiente, Reinaldo Pilotto e Ibson Campos; o diretor de Parques e Praças, Jean Brasil; e a gerente de parques, Walquíria Lima.
A inauguração teve apresentação da banda curitibana Newholly.