O Parque dos Tropeiros, na CIC, completa 29 anos nesta segunda-feira (25/9). Uma das áreas verdes mais preservadas da região Sul da cidade, nos últimos seis anos o parque recebeu importantes intervenções da Prefeitura de Curitiba.
Agora em 2023, segundo o diretor de Parques e Praças, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Giovando Amorim Romanine, foram feitos serviços de manutenção como pinturas das edificações, despichação e consertos na parte de hidráulica do parque e telhados das construções.
“Também fizemos plantios de novas árvores e a Secretaria Municipal de Obras Públicas construiu a nova pista de atletismo do parque, além de fazer a manutenção no canil da Guarda Municipal”, explicou Romanine.
Entre as melhorias também foram feitas a troca do transformador e da bomba do poço artesiano do parque e limpeza e roçadas contínuas todos os meses.
Universidade Livre do Professor
A maior mudança do parque nos últimos anos foi realizada em 2020, quando a Prefeitura fez uma completa revitalização do espaço. O antigo galpão em estilo rústico foi transformado na Universidade Livre do Professor/Centro de Desenvolvimento Profissional (CDP) e é usado pela Secretaria Municipal da Educação para formação dos professores e eventos.
Área preservada
Administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Parque dos Tropeiros tem 173.474 metros quadrados com bosques de pinheiros, pitangas, araçás, pinheiro-bravo, ipês, pitangueiras, canelas e imbuias. A área preserva um dos últimos remanescentes de mata nativa da região.
O parque é muito utilizado durante a semana e mais ainda aos fins de semana pelos moradores dos conjuntos habitacionais Caiuá, Diadema, Ilhéus e Vera Cruz, da CIC.
Histórico
Destinado a abrigar as tradições do Sul do Brasil, o Parque dos Tropeiros é singular pela existência de equipamentos para promover eventos típicos da cultura gaúcha. Para isto, dispõe de churrascaria, salão de danças e auditório para apresentações artísticas e manifestações folclóricas.
Outros parques
Mais dois parques de Curitiba completam 29 anos agora em setembro. O Parque Caiuá e o Parque Diadema, ambos também na CIC. Nos dois locais, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente fez melhorias neste ano.
No Parque Caiuá foi feita toda a revitalização dos equipamentos, pinturas, areia nova nas canchas e no playground, conserto do alambrado do campo de futebol, instalação de bancos, restauração da pista de skate, com corrimão em escadaria e também plantio de árvores, podas, limpeza e roçada contínuas.
No Parque Diadema os serviços envolveram pintura da casa de apoio e podas de todas as árvores na beira da rua. Também está programada a pintura dos playgrounds e conserto do alambrado até o fim do ano. A roçada e a limpeza são feitas de forma contínua no local.