O Barigui, o principal e mais visitado parque da cidade, está recebendo novo reforço e modernização no sistema de iluminação pública. Dessa vez as melhorias acontecem nas pistas de caminhada, ciclovias, áreas de estar e no entorno do lago, um dos mais belos elementos do parque.
Para deixar o local ainda mais atrativo e seguro estão sendo instaladas 537 luminárias LED com potencias que variam de 30W e 40W.
Será a terceira etapa de modernização do sistema luminotécnico do parque, que agora terá 100% da iluminação em LED, que é mais sustentável, consome menos energia, reduz custos de eletricidade. As luminárias com essa tecnologia possuem vida útil mais longa, diminuindo a necessidade de substituições frequentes e os custos de manutenção.
Outro importante benefício é o fato de oferecer uma iluminação mais uniforme e eficiente, melhorando a visibilidade à noite. Os trabalhos são coordenados pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Além dos locais que recebem reforço agora, já foram melhoradas a iluminação na rotatória da Rua Cândido Hartmann, nas canchas de futevôlei, na pista de aeromodelismo, nas vias públicas que dão acessos ao parque, além da área de estacionamento em frente ao Salão de Atos do Parque Barigui (ao lado do Restaurante Maggiore).
Paralelamente à implantação das luminárias mais modernas, alguns postes estão sendo realocados para melhor distribuição da iluminação.
“Os novos equipamentos garantem uma iluminação mais uniforme e com menos desperdícios, além de oferecerem mais conforto visual e sensação de segurança”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas (Smop).
Conforto e segurança
As melhorias foram implantadas para atender aos pedidos da comunidade, que solicitava mais luminosidade para ampliar o conforto e a segurança durante práticas esportivas e de lazer à noite, e para dar sequência ao trabalho de modernização do sistema de iluminação pública da cidade.
Além das luminárias sustentáveis, mais modernas e eficientes, o Parque Barigui foi incluído nos programas de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos e Rosto da Cidade e terá dois pontos com iluminação cênica que realça a arquitetura dos espaços.
O Museu do Automóvel de Curitiba e a Chaminé do Parque Barigui estão sendo preparados para receber iluminação cênica. As equipes do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) estão finalizando a implantação da infraestrutura subterrânea necessária para os equipamentos de iluminação. Em breve, serão instalados os projetores de LED.
Museu do automóvel
O Museu do Automóvel de Curitiba, fundado em 1969 e instalado no Parque Barigui desde 1973, também está recebendo a infraestrutura necessária para a nova iluminação cênica, que será feita com equipamentos que permitem a troca de cores das luzes.
Para destacar a fachada do local, serão instalados doze projetores de piso, em tecnologia LED de 36W RGB, com alteração de cores, e 2 projetores direcionáveis LED 25W RGB. Dessa forma, o Museu passa a integrar a lista de espaços da cidade que podem ser usados durante as campanhas comemorativas e de conscientização social, como Maio Amarelo e Outubro Rosa, por exemplo.
Chaminé
Ainda no Parque Barigui, localizada atrás do Museu do Automóvel, a chaminé da antiga olaria também terá iluminação cênica. Na robusta estrutura de tijolos, símbolo de um período de grande desenvolvimento para Curitiba, serão instalados 4 projetores direcionáveis de LED com potências de até 300W.
De acordo com Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública da Smop, além da qualidade estética que as luminárias LED podem proporcionar ao Parque Barigui os novos equipamentos vão criar ambientes mais acolhedores e convidativos.
“Com sua capacidade de oferecer diferentes tons de luz e iluminação direcionada, é possível destacar elementos arquitetônicos, realçar a beleza das áreas verdes e criar ambientes mais acolhedores e convidativos”, diz Tony.
PPP
A partir do segundo semestre, os serviços de iluminação pública da capital serão prestados pela Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A, empresa vencedora da primeira parceria público-privada (PPP) realizada pela Prefeitura.