A Prefeitura de Curitiba investe continuamente em obras de infra-estrutura, saúde, educação e ações sociais na região do Parolin, onde está sendo implantada a segunda Unidade Paraná Seguro (UPS) de Curitiba e do Paraná. A ação de segurança da UPS é integrada à oferta de serviços públicos para a melhoria da qualidade de vida da população.
Apenas na Vila Parolin, onde moram mais de 1.500 famílias, um amplo projeto de urbanização da Prefeitura de Curitiba conta com investimentos de R$ 52,4 milhões, com recursos próprios e do governo federal.
As 716 famílias que viviam em situação de risco estão sendo transferidas para casas novas de alvenaria, construídas nas imediações da própria Vila. Até agora, 336 famílias foram reassentadas e já receberam seus imóveis próprios.
Janete Cardoso Ramires, vendedora, da Vila Parolin, reconhece ao valor do documento que recebeu há pouco mais de um mês. "Estava esperando por isso há mais de 15 anos. Hoje é um dia de grande felicidade", disse ela, que até o ano passado morava com o marido e três filhas na beira do rio.
Roseli de Fátima Soares, zeladora, outra moradora da Vila Parolin, mãe de três filhos, teve uma reação semelhante ao receber o documento: "É uma benção. Vida nova para minha família depois de deixar o valetão", falou.
Helena Barcelar de Sampaio está há 17 anos na Vila Yasmin e também comemorou a escritura. "Passei a vida toda pagando aluguel e, quando cheguei na ocupação, não tinha nada. Aos poucos, a vila foi melhorando e, agora, estou feliz porque tenho o documento do imóvel, com segurança para o resto da vida", falou.
Educação Ambiental - Também faz parte do projeto de urbanização da Vila Parolin a inauguração recente de uma unidade de recepção de recicláveis do programa EcoCidadão. Devido ao grande número de coletores entre os moradores da região, a Prefeitura irá inaugurar um segundo parque de recicláveis na comunidade, com previsão de inauguração para julho.
Este será o 14º parque de recepção de recicláveis do programa EcoCidadão, que funciona desde 2007 com o objetivo principal a inclusão socioambiental dos catadores informais.
O barracão entregue à população no dia 31 de março pela Prefeitura de Curitiba foi construído pela Cohab e significou um investimento de R$ 284 mil, com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e da Prefeitura.
São 300 metros quadrados de área construída, abrangendo local para separação, classificação e expedição do material reciclável; sanitários; refeitório; depósito; sistema de coleta e filtragem das águas das chuvas e espaço para carga e descarga.
Josenilda de Oliveira Rocha, conhecida na Vila Parolin como Baiana, comemorou. Ela faz parte do grupo de coletores que vai utilizar a Associação de Catadores. "Agora tenho um lugar decente para trabalhar. Com o barracão, não seremos mais explorados e vamos aumentar nossos rendimentos", disse.
Saúde - Um mês atrás, a Prefeitura de Curitiba inaugurou a nova Unidade de Saúde da Família Parolin, construída no mesmo terreno da sede antiga com 510 metros quadrados, quase o dobro do tamanho da anterior.
O equipamento faz parte do pacote de obras que beneficiam a região. Além de consultórios médicos e odontológicos, o local tem sala de espera mais ampla e um Espaço Saúde a área de múltiplo uso comunitário destinada à prática de atividades coletivas de prevenção e promoção à saúde e também complementares à orientação terapêutica da equipe de saúde. A unidade também é a primeira da cidade a contar com elevador adaptado.
Educação - A região do Parolin é atendida por duas insituições municipais de ensino: a Itacelina Bittencourt, no bairro Guaíra, e o Centro de Educação Integral (CEI) Belmiro Cesar, no bairro Fanny. As crianças que moram longe vão até a escola com ônibus escolar fornecido pela Secretaria Municipal da Educação.
As crianças da educação infantil são atendidas em três creches no bairro Guaíra. São elas o CMEI Vila Parolin, com 160 vagas, o João Baptista de Santana, com 160 vagas, e o Carlos Alberto Pereira de Oliveira, com 150 vagas.
Ainda em 2012, será entregue pela Prefeitura o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Parolin, que terá 150 vagas. A Escola Parolin, que terá cerca de 600 vagas, será entregue no começo do ano que vem.
Obras - Mais de 700 novas luminárias foram instaladas recentemente pela Prefeitura de Curitiba na região. A obra, que beneficia diretamente sete mil pessoas, melhora a iluminação e, consequentemente, traz mais segurança aos moradores da região. As ruas do Parolin já receberam 3.500 metros de asfalto novo. O plano de obras para a região prevê ainda mais 4.950 metros de novo pavimento em 10 ruas do bairro.
Leia mais: Governo e Prefeitura iniciam implantação de UPS no Parolin
Conheça a estrutura que a prefeitura implantou no Parolin
2 CRAS - Centros de Referência de Assistência Social
3 Creches e Pré-Escola
3 Escolas (2 estaduais e 1 municipal)
1 Unidade de Educação Integral
1 Liceu de Ofícios dentro do CRAS
1 Armazém da família
1 locais com Unidade Móvel de Abastecimento
2 Unidades de Saúde
1 Unidade da Guarda Municipal
3 Academias ao Ar Livre
2 Praças
Novas obras de infraestrutura previstas para a região
Escola Municipal Parolin (2013)
CMEI – Parolin (2013)
Barracão de Recicláveis (julho 2012)
Reassentamentos (716 moradias) (2013)
Substituição de 40 moradias (2013)
Iluminação (40 quadras em implantação)