Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Premiação

Parmesão de Marechal Cândido Rondon é eleito o melhor queijo do Estado

Entrega do 1º Prêmio Queijos do Paraná. Curitiba, 01/06/2023 Foto: Levy Ferreira/SMCS

Nesta quinta-feira (1/6), o Prêmio Queijos do Paraná selecionou os melhores queijos do Estado em solenidade no Museu Oscar Niemeyer. O vencedor foi o queijo Parmesão da Frimesa, de Marechal Cândido Rondon.

O concurso também condecorou outros 98 concorrentes: 28 obtiveram medalha de bronze, 30 a de prata, 30 a de ouro e 10 a medalha super ouro.

A iniciativa é da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite–PR) e tem apoio da Prefeitura de Curitiba por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

Foram avaliados 297 concorrentes por jurados capacitados em cursos de formação promovidos pelo Prêmio Queijos do Paraná, onde aprenderam critérios técnicos e sensoriais para avaliarem os queijos. O Mercado Municipal de Curitiba foi um dos locais utilizados para capacitação dos jurados.

O secretário de Segurança Alimentar, Luiz Gusi, destacou a importância do prêmio para a cadeia produtiva de leite e derivados do Paraná. “Essa ação integrada entre várias entidades reforça a responsabilidade da Prefeitura e do Mercado Municipal de ser cenário para a conexão entre o mundo produtivo e o mercado consumidor, com os agricultores e produtores de queijo como protagonistas deste processo”, salientou o secretário.

O presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette, afirmou que o prêmio reforça o reconhecimento aos produtores paranaenses. “O motivo deste prêmio é reconhecer vocês, produtores rurais do Paraná. É um trabalho conjunto do setor produtivo que começou há 50 anos, quando começamos a trabalhar para eliminar a febre aftosa no Paraná”, apontou Meneguette.

Prêmio

O Prêmio Queijos do Paraná é composto por uma série de iniciativas ao longo do segundo semestre de 2022 e do primeiro semestre de 2023, que envolveram a qualificação de produtores de leite, produtores artesanais de queijos e indústrias lácteas. A próxima edição do Prêmio Queijos do Paraná deverá ser realizada em 2025.

O prêmio faz jus à importância do setor leiteiro estadual: há produção de leite em todos os 399 municípios do Paraná.

O Estado é o segundo maior produtor de leite do país, com 12 milhões de litros/dia, dos quais 5 milhões de litros são destinados à fabricação de queijos. É um derivado que, além de ter valor nutricional, permite agregar valor à matéria-prima, fortalecendo o setor e gerando empregos e renda.

Participaram do evento os deputados estaduais Anibelli Neto e Fabio Oliveira; o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o superintendente federal de Agricultura e Pecuária do Estado do Paraná, Cleverson Freitas; o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Natalino Avance de Souza; o superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná, Wilson Thiesen; o presidente da Fiep, Carlos Valter; o presidente do Conselho de Medicina Veterinária do Paraná, Rodrigo Mira; o presidente da Associação Brasileira das Industrias de Queijo (Abiq), Fabio Scarcelli; o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Sérgio Malucelli; o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins; o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep), Marcos Brambilla; o presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), João Guilherme Brenner; e o presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná, Cezar Amin Pasqualin.

Em alta