A Fundação de Ação Social (FAS) tem um novo parceiro para suas ações de qualificação profissional ofertadas gratuitamente para a população. É a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) que, por meio de seu setor Carreiras, vai desenvolver ações de orientação profissional nos mutirões de emprego promovidos pelo município, além de um projeto específico para as pessoas em situação de rua atendidas pela fundação.
Nesta terça-feira (5/3), equipes que trabalham em ações e serviços da política do trabalho e emprego da FAS estiveram na universidade, onde assistiram à palestra O Futuro do Trabalho e visitaram o Centro de Realidade Estendida da instituição, que reúne experiências imersivas com altas tecnologias, como realidades virtual e estendida, robótica, impressão em 3D, entre outras.
Fortalecimento
O diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, conta que a nova parceria com a PUCPR Carreiras vai fortalecer as ações de empregabilidade da Prefeitura de Curitiba. “A partir de agora, os curitibanos que forem aos nossos mutirões de emprego receberão orientação profissional e também de como fazer currículos para que se tornem mais assertivos na busca por uma vaga”, explica.
As pessoas em situação de rua atendidas e acolhidas pela FAS também terão atenção especial. O foco será principalmente àquelas que já passaram por entrevistas, mas não conquistaram a vaga de emprego.
Orientadora de Carreiras da PUCPR, a psicóloga Regiane Nascimento dos Santos recebeu a equipe da FAS ao lado do analista de Relacionamento da instituição, Vinícius Hernandes.
Segundo Regiane, a PUC Carreiras desenvolve ações de orientação para os estudantes da instituição e para a comunidade da Vila Torres, que fica ao lado do campus Prado Velho, mas percebia a necessidade de levar a experiência para além dos muros da universidade. “Será muito bom trabalhar agora com a comunidade em vulnerabilidade social, que precisa deste apoio para aumentar as chances de empregabilidade”, disse.
Centro de Realidade
No Centro de Realidade Estendida, no campus do Prado Velho, a equipe da FAS visitou os espaços e teve experiências imersivas com altas tecnologias, como realidades virtual e estendida. O centro, o primeiro do Brasil instalado em uma universidade, além de ser um dos pioneiros da América Latina e o segundo maior do mundo, traz ainda projetos de robótica e impressão 3D.
No espaço de 3 mil m2 de área e 18 ambientes colaborativos, no Bloco Amarelo da PUCPR, os estudantes usam a realidade virtual para conhecer detalhes de um corpo humano a partir de imagens reais, um centro médico cirúrgico e um consultório médico de consulta virtual onde podem aperfeiçoar o atendimento a pacientes representados por avatares.
A visita aos espaços foi orientada pelo técnico de informática da PUCPR, Jeferson Cardoso.