Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aprendizado

Parceria entre Escola de Sustentabilidade e Escola de Turismo de Curitiba promove visita guiada ao Bosque Zaninelli

Escola Municipal de sustentabilidade realiza treinamento para guias do turismo no Bosque Zaninelli. Curitiba, 27/02/2025. Foto: Valquir Aureliano/SECOM

A Escola de Sustentabilidade no Bosque Zaninelli, no Pilarzinho, recebeu nesta quinta-feira (27/2) uma turma da Escola de Turismo de Curitiba para uma tarde de aprendizado e estreitamento da parceria, impulsionando o turismo ecológico na cidade.

“O turismo ajuda a alavancar mais parceiros na proteção de espaços como esse, que precisam ser conservados. Também possibilita novos aprendizados e uma visão mais integrada dos lugares de conservação”, explicou a chefe de divisão da Escola de Sustentabilidade, Clarice Dorocinski.

Clarice foi quem orientou a visita guiada e apresentou a história do Bosque e da Escola de Sustentabilidade aos participantes. Além de conhecimentos sobre a construção do espaço, a bióloga compartilhou fatos sobre a fauna e flora do local, promovendo um olhar mais detalhado e respeitoso para os seres vivos que ali residem.

OUÇA AQUI

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Clarice Dorocinski, chefe da divisão da Escola de Sustentabilidade


Para a guia de turismo Débora de Santis, 62 anos, a pesquisa é uma parte fundamental do seu trabalho. Mas a aula também foi um momento de reforçar a conscientização ambiental que pode ser feita durante os passeios. 

“Muitos turistas não têm essa consciência que há em Curitiba do cuidado com o meio ambiente, então quando tenho a oportunidade eu aproveito para comentar”, contou Clarice.

Destino sustentável

A parceria entre a Escola de Turismo de Curitiba e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ainda deve render mais frutos. Segundo a coordenadora da Escola de Turismo, Grécia Corrêa, a sustentabilidade é um dos focos do setor e novas ações devem estreitar a parceria.

“A gente precisa qualificar esses profissionais, para que quando o turista venha ele entenda que mais do que prêmios, nós temos o cuidado com a sustentabilidade no dia a dia”, destacou Grécia.

Marcelo Coelho é guia de turismo há 15 anos, reside e trabalha em Curitiba há dois, e não perde uma oportunidade de se especializar nas atrações da cidade.

“Essa experiência aqui é ímpar, em São Paulo não tem esse tipo de atividade de formação de profissionais. Eu  estive aqui (Bosque Zaninelli) no sábado passado com um grupo de turistas e muitas informações que eu captei hoje aqui são novas e interessantes pra gente agregar na abordagem”, comentou o guia.