A cada 15 dias, o Mesa Solidária Patricia Casillo, sob o Viaduto do Capanema, recebe integrantes da entidade religiosa Casa do Pai Chico. Com o Projeto Alimento Para Todos, eles servem refeições para famílias de baixa renda, desempregados e moradores de rua no local.
Em cinco anos de trabalho, Alimento Para Todos já serviu mais de 49 mil refeições gratuitas, atendendo a comunidade duas vezes por mês. Com a colaboração de oito voluntários, que se revezam entre servir no Mesa Solidária e na comunidade da Vila Torres, a entidade oferece um cardápio equilibrado elaborado com a supervisão de nutricionistas voluntários, incluindo arroz, feijão, frango, batata e acompanhamentos saudáveis.
Com o lema "alimentar o corpo e nutrir o espírito", a Casa do Pai Chico tem proporcionado mais do que apenas refeições. O ator e diretor Thiago Inácio, 39 anos, voluntário da entidade, ressalta a importância dessa iniciativa. "O alimento nutre não só o corpo, mas também o espírito. Nossa responsabilidade é contribuir para o melhoramento do ser humano e da sociedade, seguindo os ensinamentos ancestrais de curar alma, corpo e coração".
Diversidade de projetos sociais
Além do Alimento Para Todos, a Casa do Pai Chico realiza outros projetos sociais que abrangem diversas áreas. Entre eles, destaca-se As Rosas Falam, que distribui kits de higiene íntima feminina para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Outras iniciativas incluem os projetos Primeiros Passos, que apoia a Creche Santa Luísa, e Visível Carinho, de atendimento jurídico e psicológico para a comunidade LGBTQIAP+. Eles também promovem aulas de capoeira abertas para a comunidade na Escolinha de Capoeira Afilhados de Zé.
Mesa Solidária
O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.
O programa completou três anos de existência em dezembro de 2022, e, em março deste ano, alcançou o número de 1 milhão de refeições gratuitas servidas para pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba.
São três pontos do Mesas Solidárias que oferecem, diariamente, 850 refeições gratuitas para pessoas em situação de rua e famílias carentes: Mesa Solidária Luz dos Pinhais (Centro), Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro) e Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco (Campo do Santana).