Os paratletas de Curitiba brilharam mais uma vez nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) 2024. A competição terminou no domingo (2/6), em Londrina (Norte do Paraná), e a delegação curitibana conquistou 475 pontos, garantindo o primeiro lugar geral.
Com a maior delegação de paratletas nos 12º Jogos Paradesportivos do Paraná – Parajaps, a Prefeitura de Curitiba mobilizou 369 pessoas entre paratletas, guias, apoio e servidores municipais.
Entre os resultados conquistados por Curitiba, destaca-se a conquista do título nas modalidades de Bocha Paralímpica Masculino e Feminino, Ciclismo Feminino, Golf 7 Deficientes Intelectuais Masculino e Feminino, Handebol Deficientes Intelectuais Masculino, Natação Paralímpica Masculino e Feminino e Tênis em Cadeira de Rodas Masculino.
Os curitibanos ainda conquistaram o vice-campeonato nas modalidades de Parabadminton Feminino, Canoagem Feminino e Masculino, Dragon Boat Feminino, Goalball Feminino, Handebol em Cadeira de Rodas Feminino, Tênis de mesa Masculino e Feminino, Voleibol Sentado Masculino.
A continuidade dos jogos acontece com as modalidades de atletismo e rugby que ainda serão realizadas conforme calendário do Governo do Estado.
Com os resultados, a classificação geral do campeonato é a seguintes: Curitiba em primeiro lugar geral com 475 pontos, em segundo lugar a cidade de Cascavel com 348 pontos e em terceiro lugar a cidade de Londrina com 263 pontos.
A competição iniciou no dia 28 de maio, com a participação de 52 cidades e 1.200 paratletas que disputaram 17 modalidades esportivas para atletas deficientes visuais, físicos, auditivos e intelectuais.
“Mais uma vez os paratletas curitibanos mostraram sua capacidade e disciplina conquistando o primeiro lugar geral no Parajaps 2024”, disse o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.
As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.