Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Bem-vinda, diversidade

Para melhor receber o turista LGBTI+, cidade ganha o programa Curitiba Destino Seguro

Para receber melhor o turista LGBTI+, cidade ganha o programa Curitiba Destino Seguro. Curitiba, 09/04/2024. foto: Ricardo Marajó/SMCS

Curitiba Destino Seguro é o nome do programa lançado nesta terça-feira (9/4) a fim de preparar a estrutura de hospitalidade local para bem receber o turista LGBTI+ e, com isso, melhorar o posicionamento da cidade entre os roteiros preferidos no Brasil pelos viajantes do segmento. Baseada na informação dos envolvidos na cadeia produtiva sobre o público, a ação é uma parceria do Instituto Municipal de Turismo (IMT) com a Assessoria de Políticas da Diversidade Sexual (ADS) da Prefeitura.

Depois de dois anos de amadurecimento da proposta, ela foi apresentada ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Curitiba, no Salão Nobre da Prefeitura. Além dos representantes das 24 organizações governamentais e da sociedade civil que integram o órgão, estavam presentes a presidente do IMT e do Comtur, Tatiana Turra, e gestores da rede hoteleira mundial Accor, que confirmou adesão ao Curitiba Destino Seguro.

“O grupo aposta no respeito à diversidade e à inclusão para melhorar a experiência de seus hóspedes no mundo inteiro. Aqui não poderia ser diferente”, disse o gerente de contas do grupo em Curitiba, Ruan Carvalho. “Nosso propósito é receber o público sem constrangimentos e, para isso, valorizamos os treinamentos”, completou a gerente-geral da unidade Mercure Curitiba Golden, Ana Carolina Borzani.

Turismo de peso

O interesse se explica pelo impacto do segmento nos números. O turista LGBTQIA+ representa 10% dos viajantes no mundo e 15% do faturamento do setor turístico. O gasto médio por viagem é de US$ 1.270 contra US% 990 da média dos demais turistas.

“Estamos falando de um grupo que viaja quatro vezes mais que a média, gasta 30% mais e cresce 11% ao ano”, observou o coordenador da ADS, Fernando Ruthes, que também lançou um desafio ao Comtur. “Vamos nos empenhar para Curitiba subir no ranking dos destinos brasileiros mais procurados pelo viajante LGBTQIA+”, disse, referindo-se ao Prêmio Viaja Bi! 2024.

De acordo com o resultado da pesquisa feita pelo site de viagem especializado no segmento, no Brasil Curitiba divide com outras cidades o 11º lugar. Lideram o ranking São Paulo e Rio de Janeiro. “O programa Curitiba Destino Seguro vai nos ajudar a tornar nossa cidade ainda mais atraente”, disse.

Estratégias

Para isso, explicou a analista de turismo Maíra Pedron, do IMT, os órgãos parceiros publicarão um edital para a adesão das organizações interessadas. Quem participar, receberá cursos de formação para fortalecer a rede de atendimento ao turista - como orientações sobre direitos do público LGBTI+ e prevenção à LGBTIfobia. A previsão é que o edital seja aberto até o fim de abril.

Outro desdobramento do novo programa, completou Ruthes, será a elaboração do Guia Destino Seguro – um roteiro de locais para os viajantes visitarem em Curitiba.

Em alta