Para reconhecer e celebrar a trajetória e a contribuição significativa de cidadãos e empresas para o desenvolvimento da cidade, o prefeito Rafael Greca concedeu, na noite de quinta-feira (21/9), a comenda Ordem da Luz dos Pinhais a 25 personalidades e instituições. A condecoração - maior honraria municipal - ocorreu em cerimônia solene realizada na Capela dos Fundadores, do Memorial de Curitiba, no bairro São Francisco.
Instituída em 2018, a condecoração homenageia curitibanos, de nascimento ou adoção, como personalidades de notáveis saberes e com relevantes serviços prestados à sociedade.
Diante de uma plateia de aproximadamente 200 pessoas, Greca ressaltou como o grupo de homenageados que reuniu empresários, juristas, artistas, religiosos, médicos, embaixadora, conde, secretários municipais, representantes da área do meio ambiente, entre outros, personifica a dedicação à luz dos Pinhais, colaborando e promovendo ações e caminhos para um futuro ainda mais grandioso para Curitiba.
“Hoje é dia de homenagearmos as pessoas que muito bem têm feito a nossa cidade, a nossa terra e a nossa gente”, declarou o prefeito.
"O princípio dessa homenagem é a crença nas palavras de Santo Agostinho de que somos o bem que fazemos. Nos dias em que fazemos o bem, nós realmente existimos. Nos outros dias, quando não conseguimos fazer o bem, nós apenas duramos. E é nesse sentido que distinguimos hoje uma plêiade de pessoas com bons propósitos, das quais Curitiba se orgulha e vibra com o seu êxito”, afirmou Greca.
O prefeito entregou as medalhas acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, do casal Eduardo Pimentel, vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, e Paula Mocellin Slaviero, da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e do secretário do Governo Municipal e presidente Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.
A honraria compreende uma medalha, um diploma e o registro dos homenageados em um livro oficial de registros e representa um compromisso irrefutável com o desenvolvimento da capital, reconhecendo tanto homens e mulheres que contribuem para o avanço da cidade quanto aqueles que se dedicam ao bem comum.
Homem Vitruviano
A medalha é inspirada na obra Homem à Altura dos Pinheiros, de João Turin, um dos mais importantes artistas da História do Paraná. A imagem remete ao homem vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo da Vinci.
O prefeito falou sobre vida e obra de João Turin e sobre a criação do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço. Nesta quinta-feira, o local recebeu a escultura No Exílio, obra que completou o acervo de Turin, o maior representante do Movimento Paranista, no Memorial das Esculturas do local.
O prefeito declarou ainda que os homenageados foram escolhidos por serem, em suas áreas de atuação, seguidores dos preceitos do Manifesto Paranista.
Manifesto Paranista
Atendendo ao convite do prefeito, a primeira-dama, Margarita Sansone, leu parte do manifesto que diz:
“Paranista é aquele que em terras do Paraná lavrou um campo, vadeou uma floresta, lançou uma ponte, construiu uma máquina, dirigiu uma fábrica, compôs uma estrofe, pintou um quadro, esculpiu uma estátua, redigiu uma lei liberal, praticou a bondade, iluminou um cérebro, evitou uma injustiça, educou um sentimento, reformou um perverso, escreveu um livro, plantou uma árvore", discursou Margarita.
Camerata Antiqua de Curitiba
Ao longo da cerimônia, de forma intercalada com a entrega das comendas, homenageados e convidados acompanharam apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, regida por Martinho Luthero Klemann, que executou os hinos da Independência, do Brasil e de Curitiba. O repertório incluiu ainda composições de Händel, Astor Piazzolla, Vila-Lobos e Beethoven.
O ponto alto das apresentações, que emocionou a plateia, foi a apresentação da soprano Ornella de Lucca, que interpretou Bachianas Brasileiras nº 5, de Villa-Lobos.
Este é o quinto ano que as honrarias são entregues em eventos realizados sempre em 21 de setembro, data do aniversário de João Turin. Neste ano, a data celebra os 145 anos de nascimento do artista, principal mentor do movimento paranista, vertente do modernismo brasileiro.
Edições anteriores
Instituída pelo Decreto Municipal 915, de 31 de agosto de 2018, a homenagem já foi entregue a 111 personalidades e 5 instituições nos anos de 2018, 2019, 2021 e 2022. Em 2020 não houve a entrega das medalhas em função da pandemia da covid-19. Somadas às homenagens deste ano, são 141 comendas entregues.
Medalha
Banhadas a ouro, as medalhas trazem o desenho de um homem de braços abertos em um cenário de pinheirais, releitura da obra renascentista de Leonardo Da Vinci. A imagem faz ainda outra referência importante à história da capital, tendo sido capa em 1927 da revista Ilustração Paranaense, editada por João Batista Groff, e usada no Movimento Manifesto Paranista, de Alfredo Romário Martins, em 1928.
A medalha é sustentada por uma fita nas cores da bandeira de Curitiba - verde bandeira, com filete central vermelho, ladeado por dois filetes brancos e dois filetes dourados.
Presenças
Participaram da solenidade os secretários de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; da Educação, Maria Sílvia Bacila; de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; interino da Saúde, Juliano Gevaerd; de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior; e da Comunicação Social, Cinthia Genguini.
Compareceram, ainda, o vereador Mauro Bobato, representando a Câmara Municipal de Curitiba; os presidentes do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Júnior; do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto; da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; e os administradores regionais Rafaela Lupion (Matriz) e Raphael Keiji Assahida (CIC); Fernando Wernek Bonfim (Bairro Novo).