Com prova de vida atrasada, 331 aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) foram convocados para a regularização do procedimento. A partir desta segunda-feira (25/11) até a próxima segunda-feira (2/12), 282 deles devem comparecer ao IPMC (Avenida João Gualberto, 623, térreo). A data e o horário podem ser conferidos neste link.
Quem não puder ir até a sede do Instituto, no bairro Alto da Glória, deve entrar em contato e reagendar a prova de vida pelos telefones (41) 3350-3660 ou (41) 3350-3661.
O procedimento de segurança está previsto para todos os regimes de previdência do país. Com a prova de vida, o sistema previdenciário evita fraudes e pagamentos indevidos. Os beneficiários que não validarem a comprovação podem ter as aposentadorias e pensões suspensas.
Além do grupo com horários agendados, outros 49 beneficiários estão sendo convocados pela segunda vez e devem comparecer até o dia 4/12. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Esses aposentados e pensionistas já foram notificados por e-mail, mensagens e serão convocados por carta com Aviso de Recebimento (AR). A lista dos convocados pode ser consultada aqui.
Todos os convocados devem apresentar documento de identificação com foto. Os editais de convocação do IPMC são divulgados pelo site do IPMC regularmente e podem ser conferidos neste link.
Em dia com a previdência
Para confirmar em quanto tempo o aposentado ou pensionista deve renovar sua prova de vida, é possível consultar no site do IPMC. Basta fazer login com CPF e senha. Logo abaixo da barra de pesquisa, na página inicial, é informada a data até a qual a comprovação é válida.
A prova de vida também pode ser validada de outras maneiras: pelo aplicativo do GOV.BR e atendimentos de saúde no Instituto Curitiba de Saúde (ICS) ou no SUS de Curitiba. Os aposentados e pensionistas também devem estar atentos aos dados cadastrais informados no portal do IPMC para que possam receber os comunicados do Instituto.