Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Capão Raso

Para execução de obras viárias da Prefeitura de Curitiba, Rua Albino Vico terá bloqueio de 30 dias

Bloqueio para as obras de adequação viária no Largo Albino Vico, no Capão Raso. Curitiba, 02/05/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A partir desta terça-feira (2/5) a Rua Albino Vico, em frente a Paróquia Santuário São José, no bairro Capão Raso, vai ficar bloqueada por um período de 30 dias.

A interdição para a passagem de veículos será necessária para a implantação da pista elevada de uso compartilhado no local, uma das ações em execução no entorno da estação-tubo Pedro Gusso que acontecem em continuidade à obra da Prefeitura de Curitiba para a extensão do itinerário do Ligeirão Norte-Sul (BRT Sul).

A interrupção da passagem para veículos acontece no trecho entre a Rua Pedro Gusso e Avenida Winston Churchill. O local está sinalizado e os motoristas precisam ficar atentos à alteração.

 

Novo percurso

Com a mudança no trecho, o motorista que trafega pela República Argentina sentido Centro/Bairro ficará impedido de prosseguir na via e fazer a conversão à esquerda, passando em frente à igreja. Enquanto durarem as obras a opção é seguir reto pela Rua Pedro Gusso, virar à esquerda na Rua Antônio Gasparin e acessar a esquerda novamente na altura em que a República Argentina muda de nome para Avenida Winston Chruchill.

As obras que acontecem no entorno das estações-tubo são para completar o itinerário do Ligeirão Norte-Sul (BRT Sul) entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho. As melhorias acontecem a partir da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho, no eixo de 7 quilômetros.

“A execução das intervenções acontece de forma escalonada para não prejudicar os passageiros. Enquanto uma estação é fechada para ser remodelada, desalinhada e o pavimento alargado e requalificado, a estação subsequente permanece funcionando normalmente”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

As obras acontecem em lotes e 16 estações-tubo, das 26 que serão remodeladas, já foram entregues e colocadas em operação: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Hospital do Trabalhador, Silva Jardim, Vital Brasil e Carlos Dietzsch, todas nos dois sentidos da via.

Além da estação Pedro Gusso, há intervenções em andamento nas estações Santa Regina (Capão Raso), Sebastião Paraná (Vila Izabel), Petit Carneiro (Água Verde) e Itajuba, no Novo Mundo. As obras, no entorno da Itajubá, serão concluídas até o fim deste mês.

As obras incluem o desalinhamento e a remodelação das estações-tubo, que permitirão a ultrapassagem entre os ônibus (reduzindo as paradas e diminuindo o tempo de viagem), pavimentação de partes da via-lenta da República Argentina e da canaleta exclusiva dos ônibus, novo calçamento, sistema de iluminação e paisagismo e implantação de compartilhamento para pedestres e ciclistas e sinalização.