Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Volta às aulas

Para descartar focos da dengue, escolas e creches públicas passam por limpeza geral

Escolas e CMEIs passam por limpeza antes da volta às aulas. Curitiba,06/02/2025. Luiz Costa/SME

Nestes últimos dias que antecedem a volta às aulas, marcada para quarta-feira (12/2), todas as unidades educacionais da rede municipal de ensino passam por limpeza e serviços de arrumação. Um dos pontos principais é a retirada de possíveis focos de dengue, como vasos de plantas, calhas e canteiros.

Desde o dia 2 de janeiro, a Secretaria Municipal da Educação realiza obras, reparos, roçadas, convocação de mais profissionais, reuniões com prestadoras de serviços de alimentação, transporte e limpeza. Tudo para garantir um retorno organizado e tranquilo nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

  • SAIBA MAIS sobre os mutirões da dengue da Prefeitura 

O secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, explica que os preparativos envolvem toda a equipe da SME e as dez regionais.

“Nosso time está visitando 100% das unidades, mapeamos as prioridades e já fizemos cerca de 80 intervenções imediatas nos locais que realmente precisam de alguma reforma ou reparo. Nestes últimos dias, o foco é na limpeza e arrumação para o acolhimento dos alunos no dia 12”, afirmou. 

Conforme determinação do prefeito Eduardo Pimentel, as equipes de limpeza e conservação terceirizadas foram orientadas a remover focos de água parada, para evitar que os pontos virem criadouros para ovos do mosquito Aedes aegypti. 

Nesta quinta-feira (6/2), o CMEI Osny Dacol, no bairro Cajuru, passou por uma grande faxina, tanto da área externa quanto interna. A unidade atende 230 crianças, do berçário e maternal.

A diretora Lori Bolino, conta que o pátio e o refeitório já foram limpos e estão prontos o acolhimento das famílias, napróxima quarta-feira. “Estamos preparando espaços temáticos para receber as crianças. As mães que quiserem ficar mais tempo com as crianças, nas salas, terão essa flexibilidade, caso alguma chore ou precise de apoio nos primeiros dias”, adiantou a diretora.