Nestes próximos dois fins de semana a Oficina de Música de Curitiba sai dos teatros para levar shows com grandes artistas locais a parques e praças da cidade. A Unidade Móvel - Sesi, um palco itinerante, vai passar pelo Cajuru, Boqueirão, Bairro Novo e Santa Felicidade.
O Palco Itinerante da Oficina de Música circulará aos sábados e domingos (28 e 29 de janeiro e 4 e 5 de fevereiro), das 11h30 às 17h, cada dia num ponto, levando música para muitas pessoas.
“A tentativa que a gente quis fazer é que essa música alcançasse as diferentes comunidades e conversasse com elas. A ideia é que esse momento transporte cultura e ao mesmo tempo não fique distante da linguagem das comunidades”, diz o curador do Palco Itinerante, Glauco Sölter.
As atividades começam com atrações mais recreativas e didáticas dedicadas ao público infantil. No início da tarde entram em cena artistas da viola caipira, aproveitando o estilo sertanejo.
A partir das 15h30, se apresentam grupos de estilos musicais diferentes como o choro e o jazz. E por fim, às 17h, os grupos que finalizam os espetáculos trazem músicas mais populares de estilos como pop e samba.
“As atrações do Palco Itinerante representam bem as vertentes musicais de Curitiba com artistas locais e também funcionam como uma mostra do que está acontecendo na cidade, como novos grupos e nomes que estão surgindo", diz Glauco Sölter.
Entre as principais atrações, destacam-se o grupo Borogodó dos Pererês, que fará quatro apresentações no Palco Itinerante. O show mistura teatro e música, poesia e brincadeira, com um repertório que passeia pelo universo das Infâncias com as canções autorais da banda e cancioneiro popular.
Apresentações de Oswaldo Rios e Amigos também estão no programa do fim de semana. O fundador do Grupo Viola Quebrada vem trilhando sua trajetória dentro da música brasileira de resgate da música de raiz relacionada ao cidadão urbano, com releituras de composições consagradas e também de sua autoria.
O Palco Itinerante tem espetáculos muito abrangentes para todos os gostos, estilos e idades. Além disso, todos os shows são gratuitos e para participar é só ficar de olho no Guia de Curitiba, na tag Palco Itinerante, para conferir os locais e dias.
Confira a programação do Palco Itinerante da 40ª Oficina de Música de Curitiba
Sábado (28/1) - Praça da Rua da Cidadania do Cajuru
(Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150 - Cajuru)
11h30 - BOROGODÓ DOS PERERÊS
13h30 - OSWALDO RIOS E AMIGOS (ROGÉRIO GULIN)
15h30 - DJANGADA TRIO
17h - RAISSA FAYET E DÚ GOMIDE
Domingo (29/1) - Parque Náutico
(Av. Mal. Floriano Peixoto, s/n - Boqueirão)
11h30 - BOROGODÓ DOS PERERÊS
13h30 - SERRA ACIMA TRIO
15h30 - JUAREZ NETO QUARTETO
17h - TUPINAMBLUES
Sábado (4/2) - Praça José Soares Grobe
(Rua Nova Esperança - Sítio Cercado)
11h30 - BOROGODÓ DOS PERERÊS
13h30 - SERRA ACIMA TRIO
15h30 - PRISCILA NOGUEIRA
17h - B.FACEE
Domingo (5/2) - Parque Barigui
11h30 - BOROGODÓ DOS PERERÊS
13h30 - OSWALDO RIOS E AMIGOS (JUNIOR BIER)
15h30 - CHORÓLICOS
17h - AMANDA CORTES
A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Prefeitura de Curitiba e Ministério da Cultura, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Embaixada de Portugal no Brasil, Camões - Centro Cultural Português, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Família Farinha, Sistema Fiep/Sesi Cultura, Teatro Colón, Teatro Regina Casillo, Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).
Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Paraná.