A semana de temperaturas altas na cidade coincide com mudanças na paisagem do Jardim Botânico de Curitiba. O local deu início às trocas de flores, que acontecem, em média, a cada três meses, de acordo com as estações do ano. Desta vez, estão sendo retirados os amores-perfeitos que aguentaram as frentes frias intensas e plantadas bocas-de-leão e petúnias.
“Optamos pelos tons rosados porque essas flores estarão enfeitando os canteiros do Jardim Francês do Botânico no mês de outubro, quando o mundo todo participa da campanha pela prevenção e detecção precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa”, explica o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.
As equipes ainda devem trabalhar na troca das mudas por mais alguns dias. Ao todo, são plantadas 100 mil. Já o tempo para que elas floresçam e possam ser contempladas pelos visitantes é um pouco maior, lembra Roloff. “Esperamos que as cores já possam ser observadas em cerca de 15 dias”, prevê.
Outras partes da cidade terão flores na cor da campanha Outubro Rosa. A produção do Horto Municipal do Guabirotuba deve chegar até o mês de outubro aos canteiros da Rua XV de Novembro e da Avenida Manoel Ribas, caminho para o bairro de Santa Felicidade, além dos parques Barigui e Passeio Público.
Campanha
O movimento de sensibilização Outubro Rosa começou nos Estados Unidos na década de 1990 e tem como objetivo alertar, principalmente as mulheres, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.
LEIA MAIS