Impacto social e a força das plataformas de e-commerce foram os temas do Paiol Digital de novembro, que encerrou a programação 2021 do evento mensal de inovação e cidades inteligentes do Vale do Pinhão.
Com mediação de Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o Paiol Digital teve transmissão ao vivo do palco do Teatro do Paiol. Por conta da pandemia, não houve presença de público.
“Encerramos a programação deste ano do Paiol Digital reunindo, conectando e inspirando o ecossistema do Vale do Pinhão com exemplos de que a inovação só vale quando traz benefícios para toda a população, dentro de um processo social”, salientou Cris Alessi.
Renata Chemin abriu o evento de novembro contando a trajetória da startup curitibana Polen, fundada em 2016 e que, este ano, foi apontada como uma das empresas de impacto social mais atraentes do país pelo ranking 100 Open Startups 2021. “Somos uma startup que conecta empresas a doações para ONGs”, destacou ela.
Ao colocar produtos no carrinho de compras de um e-commerce parceiro do Polen, o consumidor recebe uma mensagem de que parte do valor será subsidiado pela empresa e irá para alguma causa social. O consumidor pode escolher entre algumas opções de doação. O Polen reúne mais de 300 ONGs.
Beleza e bem-estar
Em sua palestra, a empreendedora Gabriella Garibaldi Garcia contou os desafios de tirar do papel a startup curitibana Bnyou, que oferece há dois anos um marketplace de beleza e bem-estar.
“A gente trabalha todos os dias para dar apoio a profissionais do segmento de beleza e transformar suas vidas”, afirmou ela, que venceu o prêmio Empreendedora Curitibana 2021, na categoria Startup. Bianual, a premiação da Prefeitura e Agência Curitiba reconhece as mulheres que investem em negócios próprios e busca inspirar o público feminino.
Unicórnio argentino
Já Luiz Natal, head de Desenvolvimento da Nuvemshop, contou os planos da plataforma de e-commerce argentina, fundada em 2011, após o aporte de R$ 2,6 bilhões este ano que a transformou no mais novo unicórnio da América Latina (startups avaliadas em US$ 1 bilhão). A empresa oferece a pequenos e médios lojistas soluções para começar a vender on-line, fornecendo desde infraestrutura para o site até a conexão com meios de pagamento e empresas de logística.
“Com o aporte, até 2025 vamos acelerar o crescimento da nossa base de clientes, lançar ferramentas próprias em soluções financeiras, logística e também ampliar a presença em outros países além de Brasil e Argentina, como México, Peru e Chile”, revelou.
Processo social
Antes do evento on-line na noite de terça-feira (30/11), o prefeito Rafael Greca conversou, durante a tarde, com Gabriella Garcia, da Bnyou, e Renata Chemin, da Polen, no Palácio 29 de Março. “Vocês são exemplos de que a inovação só vale quando se transforma em processo social”, afirmou ele, que estava acompanhado de Cris Alessi.
Assim que passe a pandemia, o prefeito espera que os encontros presenciais do Paiol Digital possam voltar a ter presença de público. “Enquanto isso, vale a pena assistir às transmissões on-line porque Curitiba é a mais moderna, mais inovadora e eficiente das cidades do Brasil. Viva Curitiba!”, disse Greca.
As edições mensais do Paiol Digital são organizadas pela Prefeitura e Agência Curitiba, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba.