O curitibano começou a descobrir as facilidades da tele e videoconsulta recém-lançadas pela Central e Aplicativo Saúde Já Curitiba. Nos primeiros sete dias de oferta destes serviços para pacientes com queixas leves, mais de 6,6 mil atendimentos foram realizados pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde.
Um dos atendidos nesta terça-feira (25/4) foi Cleverson do Nascimento Santos, de 38 anos. Ele chegou a procurar a UPA Campo Comprido para verificar uma alergia intensa na região das costas, que limitava seu trabalho.
“Foi na UPA que fiquei sabendo desse novo serviço. Em pouco tempo fui atendido pelo app e recebi as receitas para os medicamentos, fiquei muito feliz com o atendimento”, relatou Cleverson, depois de realizar a consulta por vídeo com o médico Marcelo Gaviraghi.
Cleverson ligou para a Central 3350-9000, fez a consulta por vídeo pelo app Saúde Já e recebeu a receita e o atestado médico pelo aplicativo. “Com certeza vou usar esse serviço mais vezes”, elogiou.
A motorista de ônibus Fabiana Aparecida Hort procurou a Unidade de Saúde Fernando de Noronha, no Distrito Sanitário Boa Vista, para fazer o teste de covid. Com resultado negativo, procurou o atendimento virtual. “Ajuda bastante poder fazer a consulta sem sair de casa, porque estou com muitas dores e tosse”, disse.
Atendida pelo médico Ricardo Rolim de Moura, Fabiana foi orientada sobre como fazer o uso dos medicamentos prescritos e, caso tivesse piora, voltar a ligar para a Central para novas orientações. Ela recebeu receitas e atestado pelo aplicativo para dar continuidade ao tratamento.
Como funciona
Quando o cidadão liga para a Central Saúde Já, pelo 3350-9000, deve escolher para qual serviço precisa de atendimento: suspeita de covid, outras queixas agudas, agendamento de vacina covid para bebês e informações e orientações do SUS curitibano.
Ao escolher suspeita covid ou outras queixas, a ligação é transferida para um profissional de saúde. O enfermeiro é o responsável pela classificação de risco e encaminhamento para a consulta por telefone ou vídeo, se for o caso.
A enfermeira Jocélia Reis de Oliveira Prudêncio é uma das profissionais que atendem na Central. Ela foi responsável pela classificação de risco de Carolina Marcimiano, de 36 anos, que procurou atendimento virtual com dor de cabeça e dor de garganta.
“Foram muito atenciosos desde o primeiro contato e a consulta por vídeo foi como uma presencial. Resolveu meu caso”, disse Carolina.
A Central Saúde Já Curitiba atende pelo telefone 3350-9000 de segunda a sexta, das 7h às 22 h, inclusive feriados, e aos sábados e domingos das 8h às 20h. Para ter acesso à tele e videoconsulta é necessário ter instalado o aplicativo Saúde Já Curitiba, com senha e cadastro definitivo.
Neste momento, o atendimento contempla o público na faixa etária de 18 a 40 anos. A ampliação do atendimento será divulgada gradativamente, conforme capacidade de absorver a demanda. Todas as pessoas maiores de 5 anos poderão ser atendidas futuramente.