As primeiras notas musicais ainda nem haviam sido tocadas, mas o entusiasmo já era visível no complexo de saúde Pequeno Cotolengo. Com olhares atentos e sorrisos ansiosos, moradores, visitantes e profissionais da instituição aguardavam o início do primeiro concerto da nova temporada do projeto Música pela Vida. A apresentação da Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba, nesta terça-feira (1º/4), foi marcada por emoção e inspiração para todos os presentes.
O auditório ficou pequeno. Cerca de 300 pessoas, sentadas ou em pé, assistiram à apresentação. O repertório, escolhido especialmente para os projetos sociais da Camerata, trouxe obras de Bach, Mozart e tangos de Gardel e Piazzolla.
O momento mais marcante veio ao som de Carinhoso, de Pixinguinha. Quando os primeiros acordes ecoaram, a plateia cantou junto.
Para os músicos, foi uma experiência intensa. Além de proporcionar entretenimento e alívio emocional, esses concertos reforçam o compromisso da Camerata em levar a música a espaços onde ela pode realmente transformar vidas.
"A orquestra é da cidade para os cidadãos, então a gente certifica mais o nosso valor, a nossa existência, quando vê o resultado. O que eles devolvem é tão importante quanto o que oferecemos", destacou o violinista Dan Tolomony.
Carlos Alberto Tomazelli, gerente de captação da instituição, reforçou o impacto dessas ações. "Nosso slogan é transformar vidas e a música transforma. Por isso gostamos tanto de concertos como esse, para levar essa transformação para as pessoas."
Música que transforma
Uma das assistidas pelo complexo de saúde, Eva Gomes falou sobre a importância do concerto para os alunos e moradores. Mesmo com dificuldades para caminhar, ela fez questão de assistir à apresentação. "Nunca tinha visto uma Orquestra pessoalmente e foi muito diferente, começar a semana assim foi bom. Tocou meu coração", disse.
Para Elaine Regina de Freitas, psicóloga do RH do Pequeno Cotolengo, a apresentação impactou não apenas os acolhidos, mas também a equipe.
"A Camerata fez hoje uma ação de saúde mental e bem-estar que impactou de maneira muito positiva toda nossa equipe de cuidados, que está por trás do crachá, disse Elaine"
Próximas apresentações
Ainda nesta semana, a orquestra promove novas apresentações em locais onde a arte tem o poder de acolher e inspirar.
Ao longo do ano, serão realizados cerca de 20 concertos, divididos entre os projetos Música pela Vida, que leva apresentações a hospitais e instituições de acolhimento, e Concerto nas Igrejas, iniciativa que amplia o acesso à música clássica em espaços religiosos.
Programação da semana
Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba
Gratuito
2 de abril (qua), 10h30
Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns (Rua Lothário Bontin, 90 – Pinheirinho)
3 de abril (quinta), 20h
Paróquia São José (Largo Padre Albino Vico, 32 – Capão Raso)
4 de abril (sexta), 20h
Igreja Batista do Bacacheri (Rua Amazonas de Souza Azevedo, 134)