A Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba inicia nessa semana uma nova temporada de apresentações em hospitais e igrejas da cidade, levando momentos de bem-estar por meio da música clássica. Ao som de violinos, violas, violoncelos e contrabaixo, os concertos ajudam a amenizar a rotina de pacientes e profissionais da saúde e também a fortalecer a conexão espiritual dos fiéis.
As apresentações começam nesta terça-feira (1º/4), no Pequeno Cotolengo, e na quarta-feira (2/4), no Hospital de Idosos Zilda Arns. Na quinta-feira (3/4), a Camerata se apresenta na Igreja São José, no Capão Raso, e encerra a programação na sexta-feira (4/4), na Igreja Batista do Bacacheri. Confira AQUI a programação.
Neste ano, a Camerata realizará cerca de 20 apresentações, divididas entre os projetos Música pela Vida, que leva concertos a hospitais, e Concerto nas Igrejas, que amplia o acesso à música clássica em espaços religiosos.
"As apresentações sociais da Camerata têm o papel de levar conforto e esperança por meio da música, mostrando como a cultura pode transformar realidades e fortalecer vínculos na comunidade", afirma Janete Andrade, coordenadora de Música do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).
Repertório
O repertório foi escolhido para mostrar a diversidade da música de concerto e emocionar o público. Entre as obras programadas estão clássicos como Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach, e Eine Kleine Nachtmusik, de Wolfgang Amadeus Mozart.
O concerto também passeia pelo tango, com Por una Cabeza, de Carlos Gardel, e Libertango, de Astor Piazzolla, além de “hinos” da música brasileira, como Garota de Ipanema, de Tom Jobim, e Carinhoso, de Pixinguinha.
Programação da semana
Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba
Gratuito
1º de abril (ter), 10h30
Pequeno Cotolengo (Rua José Gonçalves Júnior, 140 - Campo Comprido)
2 de abril (qua), 10h30
Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns (Rua Lothário Bontin, 90 – Pinheirinho)
3 de abril (quinta), 20h
Paróquia São José (Largo Padre Albino Vico, 32 – Capão Raso)
4 de abril (sexta), 20h
Igreja Batista do Bacacheri (Rua Amazonas de Souza Azevedo, 134)