Nos oito anos de gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, a Prefeitura de Curitiba ampliou consideravelmente os investimentos em infraestrutura, tecnologia e educação no trânsito. O orçamento para a área saltou de R$ 87,6 milhões em 2017 para cerca de R$ 220 milhões em 2024 - perto de 150% a mais. As mortes por acidentes diminuíram 35,4% e houve melhorias no fluxo viário, estímulo ao uso de transportes alternativos e modernização digital dos serviços da Superintendência de Trânsito (Setran).
"Nossas iniciativas ao longo desses últimos anos demonstram o compromisso da cidade em melhorar a segurança e a eficiência do trânsito", afirma o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
Menos acidentes
Desde a chegada do Programa Vida no Trânsito, em 2011, até 2023, as mortes por acidentes em Curitiba caíram 35,4%. Já o risco de morte por este tipo de acidente diminuiu 40,6%.
"Com uma abordagem técnica, transparente e fundamentada na legislação, trabalhamos na melhoria da sinalização, fiscalização e educação e, como resultado, conseguimos reduzir e evitar mortes", afirmou a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.
Esse avanço é resultado de diversas ações, como:
- Fiscalização eletrônica: implantação de 155 novos pontos de fiscalização eletrônica, substituindo os 153 anteriores, e instalação de 38 lombadas eletrônicas mais modernas, também em substituição às anteriores.
- Redução de velocidade: a redução de 60 km/h para 50 km/h em binários e a instalação de 743 lombadas físicas e 67 travessias elevadas aumentou a segurança de pedestres.
- Fiscalização: realização de 17.339 operações de fiscalização e remoção de 26.182 veículos por irregularidades diversas e 868 por abandono.
Melhoria no fluxo
A cidade adotou diversas iniciativas para diminuir congestionamentos e otimizar deslocamentos.
Uma delas foi a implantação de 9 km de faixas exclusivas para o transporte coletivo, em locais estratégicos como as ruas General Mário Tourinho, André de Barros, Alfredo Bufren/Amintas de Barros, Imaculada Conceição, Olga Balster e Nivaldo Braga.
A criação de 40 novos binários facilitou o fluxo de veículos em áreas movimentadas em todas as dez regionais. Entre eles, estão os das ruas Mateus Leme/Nilo Peçanha (São Lourenço); Major França Gomes/João Alencar Guimarães (Santa Quitéria); Ourizona/Nova Aurora (Umbará); Silveiro Peixoto/Padre Ildefonso (Batel); João Bettega/Luiz Parigot de Souza (Portão); Isaac Ferreira da Cruz/Emanoel Voluz (Pinheirinho); Lodovico Geronazzo/Arthur Carlos Peralta (Boa Vista); Nivaldo Braga/Olga Balster (Tarumã/Cajuru); Osmário de Lima/Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho (Capão da Imbuia).
Estacionamento facilitado
Para melhorar o uso do Estacionamento Regulamentado na cidade, foi implantado o Est@R eletrônico, que possibilita a compra de créditos por aplicativos, com cobrança fracionada de 15 em 15 minutos.
Desde o início da gestão, foram adicionadas 11.771 novas vagas de estacionamento regulamentado, tornando o estacionamento mais acessível aos cidadãos. Hoje, a cidade conta com quase 20 mil vagas de Est@R.
Sinalização
A cidade também investiu em sinalização, melhorando a orientação para motoristas e pedestres. Foram instaladas 112.591 novas placas de sinalização e realizada a pintura de 4.900 km de vias.
Outra novidade foi a implantação de 43.958 novas placas com o nome das ruas, em material refletivo e letras maiores, a primeira atualização em 27 anos.
De 2017 a 2024, a cidade ganhou 122 novos cruzamentos semaforizados, sendo 30 com semáforos sonoros e maior tempo de abertura para pessoas com deficiência, além de 242 semáforos revitalizados.
“O semáforo tem a função de garantir o direito de passagem. Quando o fluxo começa a ficar mais intenso e passa a demorar mais para que as pessoas consigam realizar a travessia, é feita a instalação do dispositivo para ajudar na organização e segurança”, comentou o diretor de Planejamento e Operação da Setran, Pedro Darci da Silva Junior
O comerciante Valdir da Silva Martin, 48 anos, comentou sobre as melhorias após a instalação de semáforo no cruzamento das ruas Laudelino Ferreira Lopes e José Zaleski, no Capão Raso.
“Já teve grande diferença desde que o semáforo começou a funcionar. Parei de escutar as freadas e buzinadas e as pessoas estão conseguindo atravessar na faixa com mais tranquilidade”, comentou Martin.
Ciclomobilidade
Curitiba tem investido também na expansão da infraestrutura para ciclistas, com a ampliação da malha cicloviária, revitalização de trechos e novos serviços. Desde 2017, a malha cicloviária ganhou mais 91,6 km, totalizando atualmente 300,01 km, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas.
A Prefeitura também refez trechos existentes, como a recente requalificação das estruturas cicloviárias das ruas Conselheiro Laurindo e Aluízio Finzetto, no Rebouças.
Foram implantadas ainda 51 estações com 780 bicicletas para serem compartilhadas, sendo 530 elétricas. O sistema, implantado pela empresa Tembici, possibilita conexão com estações do transporte público e terminais de ônibus como Cabral, Portão, Guadalupe, Campina do Siqueira e a Estação Rodoferroviária.
O estudante Thiago Oliveira Marinho poupa tempo ao utilizar a bike em seus deslocamentos e aprovou o serviço de aluguel. “É um meio de transporte limpo e um incentivo à atividade física e ter essa opção de pegar a bicicleta compartilhada em vários lugares é muito bom”, avaliou o estudante.
Educação para o trânsito seguro
A Setran investiu também em ações educativas. Em oito anos, mais de 554 mil pessoas participaram de 9.068 ações educativas.
A antiga Escola Pública de Trânsito passou por uma reformulação completa, não apenas em sua nomenclatura, mas também em suas atividades e estrutura física. O antigo prédio do Liceu de Ofícios da Fundação de Ação Social (FAS) agora abriga a ABC Trânsito e está passando por reformas.
O Bosque da Fazendinha, onde funciona a escola, está prestes a receber um novo circuito de mobilidade urbana, que não só incentivará a atividade física, mas também proporcionará uma viagem pela história da mobilidade.
Com 500 metros de extensão, o circuito interativo terá 11 totens que vão contar a história da mobilidade, desde a criação da roda.
Transformação digital
A Setran também avançou na digitalização de serviços, proporcionando mais comodidade e eficiência para a população. Durante este período, destaca-se a redução do tempo de análise dos recursos de defesa prévia de até 842 dias, em 2017, para uma média de 48 horas em 2024.
Também houve a adoção de um sistema 100% digital para emissão de autorizações especiais para mudanças, carga e descarga, entre outros. E a adesão da população aos serviços online da Setran, com 54% dos processos realizados pela internet em 2024.
Entre 2017 e 2024, a Setran emitiu 79.428 credenciais de estacionamento especial para idosos e 8.793 para Pessoas com Deficiência (PCD), totalizando 88.221 emissões no período.