Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Natal Curitiba - Luz dos Pinhais

Ópera e show de fogos de artifício celebram o milagre do Natal no Memorial Paranista

Ópera Celebre a Vida - Um Natal para o Mundo Todo, no Memorial Paranista, no parque São Lourenço. Curitiba, 16/12/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A clássica história do homem rico, solitário e sovina que se transforma totalmente em um milagre na noite de Natal é contada na ópera Celebre a Vida - Um Natal para o Mundo Todo, que estreou na noite desta quinta-feira (15/12) no Memorial Paranista, no Parque São Lourenço.

Apresentada ao ar livre, a superprodução da Fundação Cultural de Curitiba conquistou o público, que aplaudiu e vibrou com a história adaptada do conto de Natal do escritor Charles Dickens (1812-1870) e que culminou com um show de fogos de artifício ao som de “Ode à Alegria” da Nona Sinfonia de Beethoven. Um dos últimos espetáculos da programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022, a ópera fica em cartaz até domingo (18/12).

 

 

"Foi muito bonito. A mensagem de Natal é linda e os fogos foram um espetáculo à parte. Viemos passear no parque e paramos para assistir', diz o estudante Isaias Gonçalves, de 17 anos, que estava acompanhado da irmã, Isadora, de 16. "Esse é o Natal raiz, que passa uma mensagem de amor e que traz cultura para a população", disse ela.

 

"A ópera Celebre a Vida é um espetáculo que precisa ser visto por quem ama Curitiba. É uma produção primorosa que passa a fazer parte do calendário de Natal da cidade e que traz o significado do nascimento de Jesus”, disse o prefeito Rafael Greca.

 

A noite de tempo bom deixou ainda mais bonitos os efeitos cenográficos do espetáculo, que fascinou adultos e crianças. A fisioterapeuta Vanessa Megger, de 37 anos, levou os filhos curitibinhas Matheus (7 anos), Milena (4) e Manoela (2) para conferir a apresentação e tirar fotos com o prefeito. “Foi lindo. Moramos aqui perto e é um espetáculo muito lindo, as crianças adoraram. Muito orgulho da minha cidade proporcionar uma apresentação dessa qualidade”, disse.

A dona de casa Camile Cordeiro, 34 anos, trouxe o marido Rodrigo Macedo, de 37 anos e os filhos para ver a ópera. É o segundo ano que ela assiste a programação natalina no Memorial Paranista. “No ano passado eu vim e amei. Viemos de novo agora”, afirmou.

 

 

Milagre de Natal

A ópera conta a história de Ebenezer Scrooge, homem rico e avarento, que odeia o Natal, mas que na noite santa recebe a visita do Espírito do Natal do Mundo Todo. O milagre natalino transforma a avareza e a ganância em generosidade e compaixão. O homem que maltratava a todos agora distribui generosidade e bondade e celebra alegre o Natal com todos à sua volta.

Edson Bueno, diretor artístico do espetáculo, explica que a montagem curitibana é uma livre adaptação do clássico conto de Charles Dickens e que reúne um elenco de 35 artistas. “É uma das maiores produções desta edição para celebrar a vida em todas as partes do mundo”, destaca o diretor. Encenada nas escadarias do Memorial Paranista, no Jardim de Esculturas de João Turin, a apresentação contou ainda com um desfile com representantes de 20 etnias, representando a união e o respeito entre os povos.  

Estavam presentes na apresentação a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; Tatiana Turra, do Instituto Municipal de Turismo; Cinthia Genguini, secretária municipal de Comunicação, e a assessora de gabinete Cibele Dias.

 

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Em alta