Passado o recesso de fim de ano, o ônibus do Intervidas está novamente à disposição das pessoas que estão em situação de rua e fazem uso de álcool e outras drogas, com o objetivo de fornecer serviços especializados de atendimento. Esse trabalho é feito pelo Departamento de Política sobre Drogas, ligado à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.
As atividades retornaram à programação normal no dia 4 de janeiro. Desde então, o ônibus do Intervidas já atendeu 50 pessoas em situação de rua.
“Nós encaminhamos para os serviços municipais a população que está em situação de rua e que faz uso de álcool e demais substâncias. O Intervidas é uma forma de garantir os direitos humanos das pessoas em situação de rua”, comenta Alex Brecailo, gerente de prevenção do Departamento de Política sobre Drogas de Curitiba.
Durante o ano de 2023, foram atendidas 6.861 pessoas pelo serviço do Intervidas. Além disso, 774 pessoas foram encaminhadas para os serviços especializados em Curitiba.
Os encaminhamentos são feitos para o Hotel Social, vinculados ao projeto Nova Morada Vida Nova, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros POPs.
A partir das UBS, a população encaminhada pelo Intervidas pode realizar exames médicos que possibilitem o acolhimento em Comunidades Terapêuticas, que oferecem vagas sociais para o tratamento das dependências químicas.
Como funciona
O ônibus Intervidas fica estacionado em praças da cidade, todas as semanas. Sempre nos mesmos horários e locais para facilitar a localização. Uma equipe da Secretaria Municipal da Defesa Social, devidamente capacitada, executa os atendimentos dessa população. No local são desenvolvidas atividades como escuta qualificada e encaminhamentos.
As ações do projeto são executadas na Praça Rui Barbosa todas às quintas-feiras, das 9h às 11h, e no Viaduto do Capanema, junto ao Programa Mesa Solidária, nas segundas-feiras, das 18h às 20h.