Solidariedade e compaixão movem o trabalho da ONG #1 Kg de Amor, que há três anos tem se dedicado a apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade na capital paranaense. A atuação importante da entidade ganhou força com a parceria com a Prefeitura, por meio do programa Mesa Solidária.
Com distribuições de refeições que acontecem duas vezes por mês, a ONG já serviu mais de 6 mil refeições gratuitas desde julho do ano passado, quando decidiu intensificar seus esforços em resposta à crescente necessidade causada pela pandemia.
Famílias de baixa renda, desempregados e moradores de rua que frequentam a unidade Luz dos Pinhais atrás da Catedral, são os beneficiados pelas marmitas da entidade.
A organizadora da ONG, Aparecida Rodrigues Pereira, de 54 anos, compartilhou a motivação que impulsiona o trabalho. "Ao ver pessoas passando necessidade, é impossível ficar sem fazer nada. É isso que nos move desde o início até hoje e o Mesa Solidária veio para dar suporte a tudo isso", disse ela.
Mesa Solidária
O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.
O zelo da Prefeitura de Curitiba para garantir refeições para todos resultou no programa, que completou três anos de existência em dezembro de 2022, e, em março deste ano, alcançou o número de 1 milhão de refeições gratuitas servidas para pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba.
São três pontos do Mesas Solidárias que oferecem, diariamente, 850 refeições gratuitas para pessoas em situação de rua e famílias carentes: Mesa Solidária Luz dos Pinhais (Centro), Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro) e Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco (Campo do Santana).
O secretário municipal de segurança alimentar e nutricional, Luiz Gusi, destacou a importância das parcerias com organizações como a #1 Kg de Amor. "O Mesa Solidária é uma resposta direta ao desafio da fome em nossa cidade. Nossos parceiros desempenham um papel crucial em fazer com que esse programa seja bem-sucedido e em proporcionar alívio às famílias necessitadas. A dedicação da ONG #1 Kg de Amor é um exemplo inspirador da comunidade se unindo para enfrentar esse problema", afirmou o secretário.