Imagine um lugar em Curitiba para relaxar e aprender mais sobre meio ambiente. Pois este espaço existe. É o Bosque Zaninelli, no bairro Pilarzinho, que tem uma perfeita integração entre arquitetura e natureza, e abriga a sede da Escola Municipal de Sustentabilidade.
Foi a visita guiada a esse espaço único que abriu, nesta quinta-feira (23/1), a programação da Oficina Verde da 42ª Oficina de Música de Curitiba. Até o dia 2 de fevereiro, crianças e adultos têm a oportunidade de participar de cursos, por vários espaços da capital. São aulas que vão desde equilíbrio em bicicleta até workshops práticos sobre plantio de árvores, além de uma feira de troca de roupas e objetos usados, shows e passeios ciclísticos.
Antiga pedreira
Durante a visita guiada ao Bosque Zaninelli, a bióloga Clarice Dorocinski, especialista em Análise Ambiental e responsável pela Escola Municipal de Sustentabilidade, lembrou que o que hoje é um oásis da flora e fauna local, originalmente era uma pedreira.
“O Bosque Zaninelli foi criado em 1991, a partir de uma área verde regenerada naturalmente. Nos anos 1940, local era utilizado para exploração de granito, o que originou o grande paredão de pedra e os lagos que hoje encantam quem visita o espaço”, contou Clarice.
Os dez participantes da visita guiada não escondiam o encantamento. A aposentada Laureci Stormovski, de 62 anos, disse que retornar ao Bosque Zaninelli é sempre surpreendente. “Estive aqui há muitos anos e ele está cada vez mais lindo. É um exemplo de como a preservação de áreas verdes ajuda a melhor a qualidade de vida da população e o meio ambiente”, disse ela.
Arquitetura única
Após percorrerem atrações como a passarela no túnel vegetal que desemboca na frente da pedreira, o espelho d’água do lago e o auditório ao ar livre, o grupo subiu no mirante que leva à sede da Escola Municipal de Sustentabilidade. Instagramável, a enorme estrutura de madeira chega a 15 metros de altura, com troncos de eucalipto e vidro.
Lá do alto, antes de participarem de uma palestra sobre a importância de espaços verdes como o Bosque Zaninelli, Parque Tanguá e Parque das Pedreiras Jaime Lerner, que ressignificam antigos espaços de extração mineral, os alunos puderam contemplar a vista de parte dos 37 mil metros quadrados de mata.
“Todo curitibano e quem visita a cidade precisam conhecer este local. Ele mostra que temos que nos unir para preservar o meio ambiente”, afirmou a aposentada Raquel Stronjsa, de 62 anos.
O garçom Gabriel Silva Costa, de 25 anos, aproveitou o dia de folga para participar do primeiro evento da Oficina Verde em 2025. “Vi no Instagram da Prefeitura a programação e fiquei interessado. Acho interessante conhecer mais sobre a importância da preservação do meio ambiente”, acrescentou ele.
Oficina Verde
A curadora da Oficina Verde, Marcia Squiba, convida todos os curitibanos e turistas a participarem da programação que vai até 2 de fevereiro. “Nesta visita ao Bosque Zaninelli, por exemplo, os participantes além de conhecerem mais sobre o local, também receberam orientações sobre a correta separação e destinação de resíduos e instruções sobre a compostagem de resíduos orgânicos. Este é o espírito da Oficina Verde: inspirar todos a serem mais sustentáveis e mostrar que é possível termos uma boa relação entre a cidade e a natureza”, justifica ela.
Cursos e eventos da programação da Oficina Verde que ainda têm vagas disponíveis
Mini Concerto da Galeria das 4 Estações
Local: Jardim Botânico
25/1 às 11h
1/2 às 11h
Sem inscrição
Bicicletando na Oficina – Passeio ciclístico para pais e filhos
Local: Saída da Praça de Bolso do Ciclista, no Centro
26/1 às 8h30
Sem inscrição
Visita Educativa no Bosque Zaninelli
Local: Escola Municipal de Sustentabilidade (Bosque Zaninelli), Pilarzinho
27/1 das 9h às 11h30
26 vagas
Oficina Teórica e Prática de Plantio de Árvores
Local: Horto Municipal da Barreirinha
28/1 das 8h30 às 11h
1 vaga
Feira de Trocas Lixo Zero: Renove seu guarda roupa e objetos de forma consciente
Local: Solar do Barão, Centro
01/2 das 16h30 às 18h30
32 vagas
Lançamento do livro 'Alice na Bolha de Sabão', de Angela Gomes
Local: Solar do Barão, Centro
01/2 das 16h30 às 18h30
40 vagas
Uma Aventura de Bike: Caça ao Tesouro das Mudanças Climáticas
Local: Bosque Papa João Paulo II, Centro Cívico
02/2 das 9h às 17h30
20 vagas
IMPORTANTE: Para todos os cursos que não sejam no Centro, será oferecido gratuitamente um ônibus saindo da Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro). Os embarques acontecem 30 minutos antes do início da aula.
A 42ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Hard Rock Cafe e Bicicletaria Cultural.