Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Corre lá

Oficina de Música de Curitiba: cursos de Música Antiga não precisam de seleção e estão com inscrições abertas

Cursos de Música Antiga não precisam de seleção e continuam com inscrições abertas. Foto: Lucilia Guimarães

 

Alaúde Renascentista, Guitarra Barroca, Cravo e Viola de Gamba, instrumentos barrocos e renascentistas estão entre os cursos de Música Antiga da 40ª Oficina de Música de Curitiba. O evento, que acontece entre os dias 25 de janeiro e 5 de fevereiro de 2023, tem sete cursos com grandes professores internacionais que não precisam de seleção prévia para realização. As inscrições estão abertas no site.

 

 

Sempre destaque nas edições da Oficina, alunos de diversos estados do Brasil e de outros países demonstram interesse pela área. Um dos motivos é que, nestes moldes, a Oficina de Música de Curitiba é a única do país a oferecer este tipo de imersão específica, com professores e instrumentistas renomados.

 

“É uma música historicamente informada, que preza pela veracidade da execução, com instrumentos de época e partituras fidedignas”, explica o violinista Rodolfo Richter, diretor artístico da área de música antiga da Oficina.

 

Em termos históricos, o gênero compreende a música produzida a partir do século XVI, com ênfase nos períodos barroco, renascentista e clássico – a música erudita é designada como tal a partir do século XIX.

Cursos

O diferencial desta edição é que não será necessário passar por pré-seleção dos professores para realização das aulas, basta se inscrever. A seleção entre aluno ativo ou ouvinte será realizada em sala, no primeiro dia de aula.

Diretor e violinista, Richter ministra ao lado de Sirkka-Liisa Kaakinen-Pilch (Finlâdia) o curso de violino e viola. Olaf Reimers (Alemanha) une em suas aulas violoncelo barroco e clássico, viola da gamba e violone.

Ainda dentro dos cursos de música antiga se destacam os professores Benoit Laurent (Bélgica), no oboé barroco e flauta doce; Robin Blaze (Reino Unido) e Raquel Andueza (Espanha), no canto barroco; e James Johnstone (Inglaterra) e Alessandro Santoro (Brasil), no cravo.

Todos os alunos inscritos em aulas individuais, se selecionados, receberão ainda automaticamente aulas da prática coletiva de música de câmara, com Richter e Johnstone.

 

Serviço

40ª Oficina de Música de Curitiba
De 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023
Inscrições pelo site oficinademusica.org.br

 

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal - Pátria Amada Brasil, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição.
Também apoiam o evento: Camões - Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Família Farinha, Sistema Fiep/Sesi Cultura, Teatro Colón, Teatro Regina Casillo, Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).
Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná.