Esta terça-feira (19/9) é o Dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência em Curitiba e 20 candidatos surdos chegarão mais preparados após a Oficina de Currículo realizada nesta segunda-feira (18/9), no Paço da Liberdade. A atividade foi desenvolvida pela Central de Libras do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, em parceria com o Sesc.
A oficina foi aplicada pelas intérpretes da Central de Libras Sandra Mara Matias, Lidiane Rosendo e Sônia de Paula. Elas destacaram três momentos essenciais para o bom desenvolvimento das entrevistas: como montar um currículo, com exemplos de erros e acertos; uma conversa sobre como se portar na entrevista, com acolhimento das dúvidas dos participantes; e a produção dos currículos na prática.
“Havia uma demanda muito grande por essa atividade. Lotou muito rápido e já estamos planejando as próximas”, explicou Sandra.
Teoria e prática
Para a produção dos currículos, os candidatos foram levados ao laboratório de informática do espaço e, com auxílio das intérpretes, escreveram e imprimiram os documentos. Eles serão entregues aos recrutadores no Dia D.
Claudia Pelepke, de 41 anos, estava entre eles. Desempregada, está em busca de oportunidades. “Achei que a oficina foi muito boa e tenho expectativas de encontrar um emprego amanhã”, comentou, com a ajuda de uma intérprete de Libras.
Local: Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Rua Schiller, 159, Cristo Rei)
Horário: 9h às 16h