Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cooperação técnica

Observatório do Esporte de Curitiba vai usar a ciência para melhorar políticas públicas

Prefeito Rafael Greca com o secretário do Esporte, Carlos Eduardo Pijak Jr e o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, assina termo de cooperação técnica com a UFPR, para o projeto “Observatório do Esporte de Curitiba”. Curitiba, 29/04/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

A capital paranaense agora conta com o Observatório do Esporte de Curitiba. O novo projeto, coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), é fruto do termo de cooperação técnica assinado, nesta sexta-feira (29/4), pela Prefeitura de Curitiba com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) . 

O documento que define a cooperação técnica foi assinado pelo prefeito Rafael Greca, pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, e pelo secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr. O principal objetivo do Observatório do Esporte de Curitiba é analisar os projetos e dados desenvolvidos pela Smelj para melhorar ainda mais as políticas públicas da área oferecidas para a população. 

"Satisfação de ver isso acontecer para melhorar ainda mais o esporte, lazer e juventude na nossa cidade. Vejo a Universidade Federal como parte da cidade. Esse novo projeto amplia as possibilidades de inovação em Curitiba e me deixa muito feliz”, afirmou Greca.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou a importância da aproximação da academia com a gestão pública da Prefeitura. “Vamos usar a ciência para analisar os dados e isso vai resultar em melhorias nas políticas públicas no ambiente do esporte da cidade. Isso certamente vai impactar em melhorias para a população”, explicou o reitor. 

Tomadas de decisão

Entre os principais objetivos do Observatório do Esporte de Curitiba estão potencializar as ações esportivas do município, e melhorar o nível de informação para tomadas de decisão na definição das políticas públicas na área esportiva. 

“Vamos trazer o conhecimento acadêmico para diagnosticar as questões que podemos melhorar e avançar ainda mais. A intenção é qualificar a tomada de decisão para melhorar a oferta de políticas públicas de esportes para a população", afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr. 

Também participaram da assinatura do termo de cooperação técnica a vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzón de Muniz, o coordenador do Instituto de Pesquisa e Inteligência Esportiva, pró-reitor de Planejamento e Finanças da UFPR, Fernando Marinho Mezzadri, o diretor de Esporte da Smelj, Helton Stais, o diretor de Lazer, Jean Emmanuel Kulcheski, o assessor da Juventude, Adriano França, a coordenadora do Observatório do Esporte de Curitiba pela Smelj, Carla Cristina Tagliari, o assessor do gabinete da Smelj, Carlos André Gusso Kussumoto, e o assessor de Articulação Política do gabinete do prefeito, Lucas Navarro de Souza.