As obras da Prefeitura de Curitiba que estão em andamento para a completa requalificação da Rua David Tows, no Sítio Cercado, já conferem nova perspectiva ao local. As primeiras seis quadras, de um total de 16, já contempladas com intervenções do programa Caminhar Melhor, elevaram o local, até então com características de via suburbana, à condição de uma charmosa avenida. O andamento dos serviços foi fiscalizado na manhã desta quinta-feira (18/4) pelo prefeito Rafael Greca.
“É com muita alegria que apresentamos a David Tows de cara nova e requalificada. Para que ninguém diga que nós só fazemos obras no Centro e para que todos percebam que para mim a Rua Prudente de Moraes (no Centro) vale tanto quanto a David Tows, entre o Sítio Cercado, o Xaxim e o Boqueirão”, disse Greca.
A transformação acontece ao longo de 1,7 km da via, no trecho entre a José Bassa e a Izaac Ferreira da Cruz, no bairro Sítio Cercado. Coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, os trabalhos são para implantação de novo sistema de drenagem, calçadas amplas e acessíveis que seguem o modelo que privilegia os pedestres, iluminação e a manutenção do pavimento, além de paisagismo.
A David Tows corta as regionais Boqueirão e Bairro Novo e recebe o fluxo de veículos que acessam Curitiba pela região Sul. Além de ser referência em comércio na região, é também rota de ônibus do transporte coletivo e caminho para três escolas, cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e cinco igrejas.
A requalificação foi solicitada pelos moradores no Fala Curitiba, programa de audiências públicas do município.
Durante a vistoria, o prefeito foi surpreendido por um grupo de estudantes que participam de atividades esportivas na Praça Carlos Raul Heller. Eles foram agradecer as mudanças na rua.
Andamento da obra
A obra começou em 28 de agosto, a partir do cruzamento com a Rua José Bassa, e segue de quadra a quadra. Em alguns pontos houve a correção do traçado da via e dos 3.400 metros de novas calçadas previstos no projeto (nos dois lados da rua), 1.640 metros lineares já foram concluídos.
As calçadas recebem faixas em concreto, outra em paver (blocos de concreto), rampas de acessibilidade para travessia dos pedestres e lajota tátil de alerta ou direcional.
Cruzamentos elevados e a criação de vagas de estacionamento estão entre os novos elementos implantados para organizar o trânsito e garantir segurança e conforto na passagem dos pedestres. Dos 1.360 metros de pavimento que serão recuperados, 750 metros lineares já receberam manutenção e sinalização vertical e horizontal.
No trecho finalizado foram plantadas 60 mudas de ipês. Ao longo de toda a extensão da obra serão 108 novas árvores.
Aprovação dos moradores
Morador do bairro, Erich da Silva é açougueiro e tem restrições de mobilidade, precisa usar uma muleta para caminhar. Agora, ele se sente mais seguro para circular na região. “Preciso ter muita atenção para não tropeçar e prejudicar minha condição causada por um forte reumatismo. Antes a calçada era irregular e restringia meu caminho, agora está perfeita, muito plana, acessível e bonita. Até as dores diminuíram porque o esforço é menor”, contou Silva.
Sandra Cristina Lopes dos Santos é comerciante, tem uma loja de consertos de eletrodomésticos na via, a Multi Consertos. Para ela, foi a implantação de estacionamentos e padronização nas calçadas as melhorias mais importantes.
“Antes os carros subiam na calçada, que viviam quebradas pela falta de estrutura. Parece que estamos em outro lugar, é uma rua completamente diferente, muito mais bonita e segura para quem caminha. Isso refletiu em mais movimento na minha loja”, disse Sandra.
Outro comerciante contente com as mudanças é Marinaldo Reis, proprietário da loja L Motors, de compra e venda de veículos. “É uma rua nova, não tem mais nada a ver com o que era antes de as obras começarem. Fica cada dia melhor, está cem por cento renovada, melhorada, embelezada”, disse Reis.
Os benefícios, conta o empresário, são triplos para ele.
“Com a obra, ganho como pessoa que caminha pela rua, como comerciante, com o aumento do movimento, e como dono de imóvel, que ficou muito mais valorizado”, completou Marinaldo.
Programa de Mobilidade Urbana
Iniciadas em agosto, as obras devem ser concluídas no segundo semestre deste ano. O Caminhar Melhor integra o Programa de Mobilidade Urbana contemplado no Plano de Governo para a gestão 2021/2024.
De acordo com o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues, na via, alguns trechos não tinham calçamento, outros eram desalinhados, mas serão agora padronizados, assegurando segurança aos pedestres e valorização dos imóveis e do comércio.
“São intervenções que vão elevar o padrão da rua a um novo patamar. Esse trabalho de requalificação e implantação de calçadas atende às determinações do prefeito Rafael Greca de fornecer as melhores condições de mobilidade aos pedestres e valorizar os comércios locais a partir do estímulo para que as pessoas circulem mais e por maior tempo na região”, explica Rodrigues.
Presenças
Acompanharam o prefeito na vistoria os administradores regionais Fernando Wernek (Bairro Novo); o assessor de articulação política, Lucas Navarro; o engenheiro fiscal da Smop, Loris A. Probst Filho; e André Becker, da CTG Construtora, empresa vencedora da licitação para execução das obras na via; além dos vereadores Beto Moraes, Tico Kuzma, Pastor Marciano Alves e Oscalino do Povo