Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Símbolo da cidade

Obras para recuperação estrutural do Teatro do Paiol estão quase prontas

Obras de reforma e manutenção do Teatro Paiol. - Curitiba, 03/11/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

As obras para a recuperação estrutural do Teatro do Paiol entraram em reta final, com 83% dos serviços concluídos. Símbolo da cultura curitibana, o paiol erguido em 1906 do bairro Prado Velho recebe melhorias nas paredes do anel externo, no sistema de captação de águas pluviais e no telhado.

As obras são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e acontecem para aumentar a durabilidade e melhorar as condições de uso do imóvel que estava com processo de degradação das paredes, com risco de deterioração. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o fim do ano.

O projeto para a execução das obras foi elaborado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e submetido ao programa Cultura: Preservação, Promoção e Acesso, do governo federal. O investimento é de R$ 463 mil, com recursos provenientes do Ministério da Cultura por meio da Caixa Econômica Federal com contrapartida do município de R$ 184 mil.

“São reparos e reforços estruturais no anel externo do teatro para garantir maior solidez à edificação histórica de nossa cidade”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.  

Os trabalhos incluem o reforço estrutural das paredes, portas e janelas, o tratamento de rachaduras, reforma geral do telhado, troca de calhas e do isolamento acústico, drenagem e impermeabilização.

“A intervenção inclui ainda conserto geral do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e pintura da parte externa da edificação. Em 2018, o teatro recebeu obras de acessibilidade e melhorias no sistema de iluminação”, completa o engenheiro fiscal da Smop, Rodrigo Almeida.  

Múltiplos usos

O Teatro do Paiol é uma edificação de 114 anos, que em sua história teve múltiplos usos, foi utilizado pelo Exército Brasileiro como arsenal de pólvora e munições, abrigou arquivos municipais e foi sede de uma diretoria de pavimentação de ruas, até se tornar, em 1971, em um espaço cultural.

Foi inaugurado como teatro com um show memorável de Vinícius, Toquinho, Marília Medalha e o Trio Mocotó. Ao longo dessas cinco décadas, consolidou-se como um espaço cultural de referência no cenário nacional e local e uma das principais atrações turísticas de Curitiba.

Cadastrado como patrimônio histórico, o imóvel até hoje mantém suas características originais, com configuração de construção romana em forma circular. No início dos anos 70, na esteira das transformações urbanas implementadas pelo ex-prefeito Jaime Lerner, a edificação passou por um ousado projeto de reciclagem e transformou-se em teatro de arena, com capacidade para 217 lugares.

"O Teatro do Paiol é um símbolo da nossa identidade e da nossa capacidade de inovar. Com a reforma seguirá por décadas sendo palco permanente da arte musical e de todas as outras formas de expressão que procuram proximidade, interatividade e conexão com o público”, destaca a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.