As obras de recuperação de pavimento da Rua Pedro Gusso entre as ruas Desembargador Cid Campelo e a Paulo César de Araújo Kalil – via rápida sentido Centro – Portão, foram finalizadas, facilitando o fluxo de trânsito de pedestres e motoristas. A rua é um importante eixo de ligação na região sul de Curitiba que começa no bairro Novo Mundo, passa pelo Capão Raso e vai até a Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
As obras melhoram a mobilidade na via, que concentra lojas de serviços mecânicos, comércios e áreas residenciais. “Ficou muito bom. Valoriza o comércio da região, traz mais segurança e conforto para quem usa Pedro Gusso diariamente”, comenta Pedro Drula,proprietário de uma borracharia da região. Segundo ele, é a primeira vez que Pedro Gusso teve asfalto recuperado nos últimos cinco anos. “Estava muito perigoso trafegar aqui. Muitos acidentes aconteciam por causa da irregularidade do asfalto”, lembra.
A melhoria na Pedro Gusso foi um dos temas abordados durante a consulta pública sobre a revisão do Plano Diretor na regional CIC realizada em maio de 2014. O custo total da obra de pavimentação ficou em R$ 1,8 milhão, com 4,5 quilômetros de pista sendo recapeados.
“O fluxo de carros, ônibus e até caminhões é muito intenso naquela região. É uma obra que vai trazer muitos benefícios para os moradores e usuários da via de acesso à CIC”, diz o diretor de infraestrutura técnica e pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Luis Cirinei Marchiotti.
Além de ser um eixo ligação importante da região sul de Curitiba, na rua funciona a Unidade de Saúde Vila Feliz, que atende à comunidade do Novo Mundo e Capão Raso, bairros que concentram redes de supermercados, hospitais e faculdades, o que contribui para o desenvolvimento imobiliário da região.